DESEMPENHO EM LINGUAGEM ESCRITA DE ESCOLARES DO TERCEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Jáima Pinheiro de Oliveira Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília, São Paulo, Brasil, jaimafono@gmail.com http://orcid.org/0000-0002-0156-3804
  • Janice Soares Nobre Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais, Minas Gerais, Brasil, jaima.oliveira@unesp.br

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v15i2.50608

Palavras-chave:

Ensino Fundamental, Alfabetização, Escrita, Práticas pedagógicas

Resumo

Este estudo propôs uma intervenção interprofissional, para verificar as mudanças provocadas por sua implementação, em relação ao desempenho em linguagem escrita de escolares do 3° ano do Ensino Fundamental. Participaram desta pesquisa 151 alunos e seus professores. A coleta de dados comtemplou uma produção espontânea, uma cópia e um ditado. Com os dados obtidos, foi elaborado um programa de intervenção, cujas atividades focaram: a relação entre a oralidade e a escrita; aspectos cognitivos e metalinguísticos; conhecimento fonológico; manuseio e conhecimento de diferentes gêneros textuais e; atividades com foco para os aspectos de estrutura linguística textual. A análise dos dados obtidos identificou as hipóteses de escrita, frequência e caracterização de erros de grafia. No que se refere aos efeitos do programa, consideramos que este deu sentido às habilidades de leitura e de escrita dos escolares, proporcionando atividades com foco para a função e o uso da linguagem escrita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jáima Pinheiro de Oliveira, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília, São Paulo, Brasil, jaimafono@gmail.com

Docente do Departamento de Educação Especial da Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC da Universidade Estadual Paulista - UNESP; Doutora em Educação; Mestre em Educação Especial; Licenciada em Pedagogia e Bacharel em Fonoaudiologia.

Janice Soares Nobre, Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais, Minas Gerais, Brasil, jaima.oliveira@unesp.br

Licenciada em Letras e Pedagogia com Especialização em Inspeção e Supervisão Escolar, pelo Instituto PROMINAS.

Downloads

Publicado

15-09-2018

Como Citar

OLIVEIRA, Jáima Pinheiro de; NOBRE, Janice Soares. DESEMPENHO EM LINGUAGEM ESCRITA DE ESCOLARES DO TERCEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 15, n. 2, p. 24–42, 2018. DOI: 10.5216/rpp.v15i2.50608. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/50608. Acesso em: 18 abr. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.