VIOLÊNCIA SIMBÓLICA EM CONTEXTOS ESCOLARES: O DISCURSO DE AUTORIDADE NO FILME “ENTRE OS MUROS DA ESCOLA”

Autores

  • Tatiane Kelly Pinto de Carvalho Mestranda em Educação pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v9i2.17304

Palavras-chave:

Violência simbólica, discurso de autoridade, contexto escolar

Resumo

O objetivo deste artigo é oferecer uma contribuição à interpretação do papel que cabe às trocas linguísticas no contexto escolar na construção do discurso, considerando-se a problemática da violência simbólica no filme “Entre os Muros da Escola”. A partir das estratégias discursivas utilizadas pelos atores sociais envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, nossa intenção é propor uma nova leitura das relações sociais dentro das escolas, a partir das contradições nas tensões verbais e não-verbais em alguns episódios da narrativa fílmica. A técnica adotada na análise fílmica baseia-se na decupagem como instrumento de construção de significados para a seleção de trechos da obra. Conclui-se que, em alguns momentos, a autoridade do professor suscita uma visão colonizadora no contexto escolar. Por isso, mostra-nos novas formas e novos olhares sobre os alunos, de maneira a não desvinculá-los da realidade. Assim, trata-se de um assunto relevante não somente para a área da educação, pois levanta questões que não se restringem apenas ao universo escolar.

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Publicado

25-02-2012

Como Citar

CARVALHO, Tatiane Kelly Pinto de. VIOLÊNCIA SIMBÓLICA EM CONTEXTOS ESCOLARES: O DISCURSO DE AUTORIDADE NO FILME “ENTRE OS MUROS DA ESCOLA”. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 9, n. 2, p. 102–119, 2012. DOI: 10.5216/rpp.v9i2.17304. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/17304. Acesso em: 18 fev. 2025.

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