EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA CONFESSIONAL NO SUL DE MATO GROSSO: GINÁSIO IMACULADA CONCEIÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v12i2.33666Palavras-chave:
Escola confessional, Cultura escolar, Ensino secundárioResumo
Final da década de 1930, uma escola de ensino secundário em Corumbá, sul de Mato Grosso, o Ginásio Imaculada Conceição conforma-se em objeto deste estudo. Instituição católica salesiana, fundada em 1904, para a educação de meninas. Com o intuito de analisar as particularidades do currículo ginasial confessional, o perfil de aluna que a escola aspirava formar e suas atribuições na organização do tempo escolar proposto no curso ginasial, busca-se responder à questão: em que as normas e a organização escolar corroboraram o perfil das alunas? No caminho para esboçar respostas, percebe-se a importância de acessar as finalidades, as normas e o conjunto de práticas de uma instituição escolar e observá-la não apenas com a função de produção de conhecimentos e aprendizagens em torno de regras, mas tomá-la como lócus para a inculcação de hábitos, comportamentos e atitudes. Foram utilizados como fontes da pesquisa dois documentos localizados no acervo documental da própria escola e produzidos em 1940: o Regulamento Escolar do Ginásio Imaculada Conceição e as Crônicas, este último específico de uma instituição salesiana.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
29-03-2016
Como Citar
SILVA, Stella Sanches de Oliveira. EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA CONFESSIONAL NO SUL DE MATO GROSSO: GINÁSIO IMACULADA CONCEIÇÃO. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 12, n. 2, p. 61–79, 2016. DOI: 10.5216/rpp.v12i2.33666. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/33666. Acesso em: 17 mar. 2025.
Edição
Seção
DOSSIÊ
Licença
Copyright (c) 2016 Stella Sanches de Oliveira Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre aqui: http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html)