EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA CONFESSIONAL NO SUL DE MATO GROSSO: GINÁSIO IMACULADA CONCEIÇÃO

Autores

  • Stella Sanches de Oliveira Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v12i2.33666

Palavras-chave:

Escola confessional, Cultura escolar, Ensino secundário

Resumo

Final da década de 1930, uma escola de ensino secundário em Corumbá, sul de Mato Grosso, o Ginásio Imaculada Conceição conforma-se em objeto deste estudo. Instituição católica salesiana, fundada em 1904, para a educação de meninas. Com o intuito de analisar as particularidades do currículo ginasial confessional, o perfil de aluna que a escola aspirava formar e suas atribuições na organização do tempo escolar proposto no curso ginasial, busca-se responder à questão: em que as normas e a organização escolar corroboraram o perfil das alunas? No caminho para esboçar respostas, percebe-se a importância de acessar as finalidades, as normas e o conjunto de práticas de uma instituição escolar e observá-la não apenas com a função de produção de conhecimentos e aprendizagens em torno de regras, mas tomá-la como lócus para a inculcação de hábitos, comportamentos e atitudes. Foram utilizados como fontes da pesquisa dois documentos localizados no acervo documental da própria escola e produzidos em 1940: o Regulamento Escolar do Ginásio Imaculada Conceição e as Crônicas, este último específico de uma instituição salesiana.

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Publicado

29-03-2016

Como Citar

SILVA, Stella Sanches de Oliveira. EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA CONFESSIONAL NO SUL DE MATO GROSSO: GINÁSIO IMACULADA CONCEIÇÃO. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 12, n. 2, p. 61–79, 2016. DOI: 10.5216/rpp.v12i2.33666. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/33666. Acesso em: 17 mar. 2025.

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