COMPREENSÕES SOBRE O LIVRO DIDÁTICO DO PROGRAMA “COLECCIÓN BICENTENARIO”

Autores

  • Daniel José Puente Chacón Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Marlene Rios Melo, Dra. Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

DOI:

https://doi.org/10.5216/rppoi.v17i1.58996

Palavras-chave:

Colección Bicentenário, Venezuela, Fenomenologia, Livro-didático

Resumo

Na tentativa de compreender o que se mostra sobre o livro didático a partir das pesquisas publicadas por pesquisadores venezuelanos no período 2011-2018, desenvolvemos este trabalho com um viés fenomenológico, sendo possível analisar o material por meio de um diálogo que se caracteriza como subjetivo/intersubjetivo. A partir das abordagens dos pesquisadores, conclui-se que o livro didático distribuído nas escolas possui equívocos conceituais e axiológicos, além de impor o discurso do governo em benefício de seus representantes. No entanto, o material analisado representa uma oportunidade de uma maior participação da sociedade escolar em relação a um recurso que tem sido historicamente ignorado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marlene Rios Melo, Dra., Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Atualmente Professora Associada do curso de licenciatura em Educação do Campo pela Universidade Federal de Rio Grande (FURG). Professora Adjunto do curso de Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Sergipe (UFS - 2010-2015). Professora pesquisadora cadastrada no Núcleo de Pós-Graduação de Ensino de Ciências e Matemática da UFS, a partir de agosto/2010 a 2016. Orientadora de projetos de Iniciação Científica, com bolsistas PIBIC e PIIC, e mestrado.Tem experiência na área de Educação Química, pesquisando e orientando sobre os seguintes temas:: ensino de química; química verde; educação com ênfase curricular CTSA; formação de professores; modelos em química; alfabetização científica.. Doutora pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2006-2010). Mestre em Química Inorgânica com linha de pesquisa em Ensino de Química pela Universidade Estadual de Campinas (1999-2002). Graduação em Química Bacharel pela Universidade de São Paulo (1982); Graduação em Química Modalidade Tecnológica pela Universidade de São Paulo (1983). Licenciatura em Química pela Faculdade Oswaldo Cruz (2002). ). Professora do ensino superior no curso de licenciatura em química de 2003 até 2008 na Faculdade IMAPES-SP. Professora do Curso COC - São Bernardo do Campo, de 1997 até 2009. Professora do Curso Universitário - São Paulo de 1989 até 1999. Química na Indústria Gessy Lever no período de 1984 à 1986.

Downloads

Publicado

16-12-2019

Como Citar

CHACÓN, Daniel José Puente; MELO, Marlene Rios. COMPREENSÕES SOBRE O LIVRO DIDÁTICO DO PROGRAMA “COLECCIÓN BICENTENARIO”. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 17, n. 1, p. 126–138, 2019. DOI: 10.5216/rppoi.v17i1.58996. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/58996. Acesso em: 25 mar. 2025.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.