DESVENCILHANDO LIAMES DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO SUPERIOR: FINALIDADES INTRÍNSECAS DE UMA INSTITUIÇÃO CATÓLICA

Autores/as

  • João Paulo Gama Oliveira Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v12i2.33672

Palabras clave:

Formação de Professores, Faculdade de Filosofia, Ensino Superior

Resumen

Assim como dezenas de faculdades de filosofia que se espalhavam pelo Brasil em meados do século XX, a Faculdade Católica de Filosofia de Sergipe tinha como propósito central a formação de docentes para o ensino secundário e normal de outrora. Lançamos mão da hipótese que a criação de tal Faculdade, mantida e organizada por uma entidade denominada de Sociedade Sergipana de Cultura, está inserida em projetos maiores que perpassavam o ideário católico brasileiro. Então, neste trabalho temos como objetivo compreender como se processou a estratégia de criação dessa instituição de ensino superior e as finalidades intrínsecas que permearam a formação daqueles então alunos e futuros professores.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2016-03-29

Cómo citar

OLIVEIRA, João Paulo Gama. DESVENCILHANDO LIAMES DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO SUPERIOR: FINALIDADES INTRÍNSECAS DE UMA INSTITUIÇÃO CATÓLICA. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 12, n. 2, p. 138–153, 2016. DOI: 10.5216/rpp.v12i2.33672. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/33672. Acesso em: 25 jun. 2026.

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.