FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DISCENTE: uma narrativa da experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rppoi.v18.62187

Palavras-chave:

Formação docente, Experiência, Saberes docentes, Aprendizagem significativa

Resumo

A experiência é elemento essencial para a aprendizagem significativa, embora, na formação docente nem sempre se dê a devida atenção aos elementos que subjazem esse aspecto humano. Esse estudo analisa os discursos de 20 alunos da Licenciatura em Ciências Biológicas que concluíram a disciplina Fundamentos de Filosofia das Ciências na Universidade Estadual do Ceará, UECE, campus de Iguatu, no ano de 2019. Escritos no formato de relatório de conclusão de disciplina, apresentam em linhas gerais um destaque do que foi vivido, características marcantes, e considerações acerca da forma como a disciplina foi ministrada. Considerando que a formação de professores leva em conta saberes objetivos, a prática de sala de aula implica em mediar as ações educativas a fim de que os alunos aprendam, daí que apenas conhecimentos técnicos não sejam suficientes para essa empreitada, requerendo saberes que são intuídos ao longo dos percursos para que sejam feitas corretamente as transposições didáticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandro Olímpio Silva Vasconcelos, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Natal, Rio Grande do Norte, Brasil, vasconcelossandro9@gmail.com

Mestrando em educação na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Licenciado em Música pela Universidade Estadual do Ceará (2005).  Especialista em Psicpedagogia clínica e institucional - ESAB. Graduando em informatica - Licenciatura - UECE - Atualmente é professor de Artes no Ensino Médio - Secretaria de Educação do Estado do Ceará. Atua na produção de cultura popular com literatura de cordel e música.

Márcia Machado Marinho, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, Ceará, Brasil, marinho.marcia@gmail.com

Doutoranda em Ciências Farmacêuticas na UFC, com Mestrado em Biotecnologia na Universidade Federal do Ceará / Campus de Sobral (2011). Fez Especialização em Assistência Farmacêutica na Escola de Saúde Pública do Ceará (2002). Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará (1997) e Licenciatura em Química pela Universidade Estadual do Ceará (2014). Tem experiência: na área de Farmácia (Gestão em Saúde; Assistência Farmacêutica), Biotecnologia, atuando principalmente nos temas atenção farmacêutica, educação, ciência de materiais, aproveitamento de resíduos; e na área de Ensino em Química.

Emmanuel Silva Marinho, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, Ceará, Brasil, emmanuel.marinho@uece.br

Possui graduação em Química pela Universidade Federal do Ceará, mestrado e doutorado em Bioquímica pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente, é professor Adjunto da Universidade Estadual do Ceará. Atua em pesquisa nas áreas de: Química Teórica, Química Computacional, Química Ambiental, Ciência de materiais, Bioquímica e Bioinformática. Também desenvolve pesquisas na área de simulação de estruturas biológicas, e de propriedades eletrônicas e estruturais de moléculas de interesse biológico e ambiental por meio de cálculos ab initio e DFT. Atualmente é coordenador do Grupo de Química Teórica e Eletroquímica ( GQTE ) da Faculdade De Filosofia Dom Aureliano Matos Da Universidade Estadual Do Ceará. Na área extensionista desenvolve projeto relativo ao meio ambiente, com especial atenção ao tema água e pesticidas na Chapada do Apodi- Ce.

Normândia de Farias Mesquita Medeiros, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), Natal, Rio Grande do Norte, Brasil, fariasnorma@hotmail.com

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará, mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005). Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Formação de Professores, atuando principalmente nos temas: Estágio Supervisionado, Pesquisa Educacional, Prática de Ensino, Didática, Curriculo e Educação de Jovens e Adultos. Desenvolveu experiências no programa de gestores no Estado do Ceará (PROGESTÃO), atuou como Assessora Pedagógica na Coordenadoria de Estudo e Pesquisa na Educação de Jovens e Adultos (CEPEJA/UECE), Coordenou um dos núcleos das licencenciaturas da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Fortaleza-Ce. Atualmente é professora adjunta II da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) - curso de graduação e vice coordenadora do programa de pós-graduação em educação (POSEDUC), linha de pesquisa práticas educativas, cultura, diversidade e inclusão. Integra (líder) o grupo de pesquisa em formação e profissionalização do professor (Faculdade de Educação/UERN)

Downloads

Publicado

24-07-2020

Como Citar

VASCONCELOS, Sandro Olímpio Silva; MARINHO, Márcia Machado; MARINHO, Emmanuel Silva; MEDEIROS, Normândia de Farias Mesquita. FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DISCENTE: uma narrativa da experiência. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 18, p. 66–76, 2020. DOI: 10.5216/rppoi.v18.62187. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/62187. Acesso em: 5 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.