BRINCAR A RODA? OS CURSOS DE LETRAS E A RODA DO FRACASSO DO ENSINO DE PORTUGUÊS NO BRASIL

Autores

  • Erislane Rodrigues Ribeiro UFG-CAC

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v2i2.10526

Palavras-chave:

ensino de Português, formação de professores, responsabilidade

Resumo

Professores e pesquisadores da área de Letras têm sido unânimes em proclamar o fracasso do ensino de Português nos níveis fundamental e médio, apontando, como razões para o fracasso, a dificuldade dos professores em lidar com a diversidade lingüística dos alunos e o ensino pautado na teorização ao invés do trabalho com o texto. De acordo com estas idéias, estamos defendendo, neste artigo, que a principal razão para este fracasso é a longa distância entre o ensino superior e os outros níveis de ensino. Esta longa distância deve-se ao fato de que alguns professores do ensino superior não são conscientes de que em cursos acadêmicos como Letras eles estão preparando estudantes para serem professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

21-07-2010

Como Citar

RIBEIRO, Erislane Rodrigues. BRINCAR A RODA? OS CURSOS DE LETRAS E A RODA DO FRACASSO DO ENSINO DE PORTUGUÊS NO BRASIL. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 2, n. 2, p. 118–126, 2010. DOI: 10.5216/rpp.v2i2.10526. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/10526. Acesso em: 24 abr. 2025.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.