Participação do Conselho Tutelar em atos de indisciplina e infracionais na escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69532/2178-4442.v22.74833

Palavras-chave:

Atos de indisciplina e infracionais, Escola, Conselho Tutelar

Resumo

Este artigo é parte de uma pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso da graduação em Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia, Campus XII. Busca-se analisar as concepções de professores(as) e da gestão da escola pesquisada acerca da participação do Conselho Tutelar nos atos de indisciplina e infracionais no contexto escolar. Participaram desta pesquisa, de abordagem qualitativa e interpretativa, estudantes do 4.° e 5.° ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de ensino, seis professores(as) que ensinam nessas turmas, a diretora da escola e o presidente do Conselho Tutelar. Os dados deste estudo foram produzidos e analisados através dos instrumentos metodológicos: questionário e entrevista com os(as) partícipes, observação na escola e análise documental. Os resultados da pesquisa revelam que as opiniões errôneas nas práticas de professores(as), de gestores(as) da escola e do Conselho Tutelar, no combate aos atos indisciplinares e infracionais de estudantes, que ocorrem constantemente na escola pesquisada, porque falta a compreensão do papel legal da Instituição e do Conselho Tutelar em relação à prática desses atos.

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Biografia do Autor

Walcilêz Magalhães Lelis, Universidade do Estado da Bahia

Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus XII, Guanambi. Professor da rede municipal de ensino de Guanambi. Membro do Grupo de Pesquisa “Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão Paulo Freire” (NEPE).

Sandra Alves de Oliveira, Universidade do Estado da Bahia

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Mestra em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Docente na Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Campus XII, Guanambi. Docente no Colégio Municipal Aurelino José de Oliveira, Candiba, Bahia. Integra os grupos de pesquisa: NEPE/Campus XII/UNEB, GEM/UFSCar, GREPEM/UFJF.

Sônia Maria Alves de Oliveira Reis, Universidade do Estado da Bahia

Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMF). Professora titular da Universidade do Estado da Bahia, Campus XII. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGED/UESB) e Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Formação Docente (PPGEDUF/UNEB). É líder do Grupo de pesquisa “Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão Paulo Freire” (NEPE/CNPq).

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Publicado

24-12-2024

Como Citar

MAGALHÃES LELIS, Walcilêz; OLIVEIRA, Sandra Alves de; REIS, Sônia Maria Alves de Oliveira. Participação do Conselho Tutelar em atos de indisciplina e infracionais na escola. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 22, p. e2024015, 2024. DOI: 10.69532/2178-4442.v22.74833. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/74833. Acesso em: 21 abr. 2025.

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