Participação do Conselho Tutelar em atos de indisciplina e infracionais na escola
DOI:
https://doi.org/10.69532/2178-4442.v22.74833Palavras-chave:
Atos de indisciplina e infracionais, Escola, Conselho TutelarResumo
Este artigo é parte de uma pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso da graduação em Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia, Campus XII. Busca-se analisar as concepções de professores(as) e da gestão da escola pesquisada acerca da participação do Conselho Tutelar nos atos de indisciplina e infracionais no contexto escolar. Participaram desta pesquisa, de abordagem qualitativa e interpretativa, estudantes do 4.° e 5.° ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de ensino, seis professores(as) que ensinam nessas turmas, a diretora da escola e o presidente do Conselho Tutelar. Os dados deste estudo foram produzidos e analisados através dos instrumentos metodológicos: questionário e entrevista com os(as) partícipes, observação na escola e análise documental. Os resultados da pesquisa revelam que as opiniões errôneas nas práticas de professores(as), de gestores(as) da escola e do Conselho Tutelar, no combate aos atos indisciplinares e infracionais de estudantes, que ocorrem constantemente na escola pesquisada, porque falta a compreensão do papel legal da Instituição e do Conselho Tutelar em relação à prática desses atos.
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