DESAFIOS E CONDIÇÕES PARA APRENDIZAGEM DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA FÍSICA NO CONTEXTO DA ESCOLA INCLUSIVA
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v12i1.31206Palavras-chave:
Educação Especial, Deficiência física, Tecnologia Assistiva, Escola inclusivaResumo
O presente artigo discute acerca da aprendizagem do aluno com deficiência física nocontexto da escola inclusiva. Os desafios para que o aluno com deficiência física faça parte
constitutiva da escola inclusiva requerem providências como a implementação de recursos e
estratégias específicas que vão ao encontro das necessidades do aluno. Assim, os recursos de
Tecnologia Assistiva discutidos neste artigo compreendem comunicação alternativa e
suplementar; adequação de mobiliário; dispositivos computacionais e recursos pedagógicos
adaptados; adequações arquitetônicas para mobilidade do aluno com deficiência física. Tais
recursos foram destacados para que o aluno com deficiência física alcance um currículo que
deve ser construído e pensado de maneira coletiva na escola inclusiva. Vale ressaltar a
importância do trabalho em equipe interdisciplinar para que as reais necessidades do aluno
sejam contempladas e o aprendizado possa acontecer com qualidade. A busca incessante de
novos conhecimentos e sua disseminação, na tentativa de minimizar as barreiras atitudinais
frente às reais condições de aprendizagem, é o primeiro passo para efetivação do direito à
escolarização do aluno com deficiência física no contexto da escola inclusiva.
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Publicado
22-07-2014
Como Citar
GONÇALVES, Adriana Garcia. DESAFIOS E CONDIÇÕES PARA APRENDIZAGEM DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA FÍSICA NO CONTEXTO DA ESCOLA INCLUSIVA. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 12, n. 1, p. 45–66, 2014. DOI: 10.5216/rpp.v12i1.31206. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/31206. Acesso em: 23 abr. 2025.
Edição
Seção
DOSSIÊ
Licença
Copyright (c) 2014 Adriana Garcia Gonçalves

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