A ESCOLA NORMAL LIVRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM RIBEIRÃO PRETO/SP
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v12i2.33671Resumo
Este trabalho tem por objetivo estudar a história da Escola Normal Livre de Ribeirão Preto, anexa à Instituição Moura Lacerda. A importância de se estudar essa Escola de formação de professores se dá pelo fato de ela ser precursora do Curso de Pedagogia dessa Instituição, que, por sua vez, é o primeiro a se instalar no município. A Escola Normal Livre de Ribeirão Preto foi a quinta escola de formação de professores dessa localidade e oferecia formação a alunos do sexo masculino e do sexo feminino. Estudos indicam que o Ensino Normal Livre foi criado em 1928, época em que o governo reduziu o Curso Normal para três anos e permitiu a criação de Escolas Normais Livres com a justificativa de combater a falta de professores primários. Assim sendo, o curso se iniciou no primeiro semestre de 1951, com o Pré-Normal e o Normal. Portanto, o período aqui estudado compreende os anos de 1951 a 1999, quando se formou a última turma de Habilitação Específica para o Magistério, extinta pela LDB 9.394/96. O curso Pré-Normal tinha a finalidade de estabelecer a transição entre o ginasial e o normal, ampliando os conhecimentos básicos necessários ao estudo das disciplinas específicas, além de preparar para o curso de formação profissional, que ocorria no curso Normal. Nesse sentido, entre os inúmeros estudos do campo da história da educação, investigar a história do curso Normal dessa Instituição contribuiu para o conhecimento da história da Educação e da formação de professores em nível local e regional.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
29-03-2016
Como Citar
BUENO, Mônica Raquel Candido; DAVID, Alessandra. A ESCOLA NORMAL LIVRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM RIBEIRÃO PRETO/SP. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 12, n. 2, p. 119–137, 2016. DOI: 10.5216/rpp.v12i2.33671. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/33671. Acesso em: 14 out. 2024.
Edição
Seção
DOSSIÊ
Licença
Copyright (c) 2016 Mônica Raquel Candido Bueno, Alessandra David
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre aqui: http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html)