A ESCOLA NORMAL LIVRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM RIBEIRÃO PRETO/SP

Autores

  • Mônica Raquel Candido Bueno Centro Universitário Moura Lacerda
  • Alessandra David Centro Universitário Moura Lacerda

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v12i2.33671

Resumo

Este trabalho tem por objetivo estudar a história da Escola Normal Livre de Ribeirão Preto, anexa à Instituição Moura Lacerda. A importância de se estudar essa Escola de formação de professores se dá pelo fato de ela ser precursora do Curso de Pedagogia dessa Instituição, que, por sua vez, é o primeiro a se instalar no município. A Escola Normal Livre de Ribeirão Preto foi a quinta escola de formação de professores dessa localidade e oferecia formação a alunos do sexo masculino e do sexo feminino. Estudos indicam que o Ensino Normal Livre foi criado em 1928, época em que o governo reduziu o Curso Normal para três anos e permitiu a criação de Escolas Normais Livres com a justificativa de combater a falta de professores primários. Assim sendo, o curso se iniciou no primeiro semestre de 1951, com o Pré-Normal e o Normal. Portanto, o período aqui estudado compreende os anos de 1951 a 1999, quando se formou a última turma de Habilitação Específica para o Magistério, extinta pela LDB 9.394/96. O curso Pré-Normal tinha a finalidade de estabelecer a transição entre o ginasial e o normal, ampliando os conhecimentos básicos necessários ao estudo das disciplinas específicas, além de preparar para o curso de formação profissional, que ocorria no curso Normal. Nesse sentido, entre os inúmeros estudos do campo da história da educação, investigar a história do curso Normal dessa Instituição contribuiu para o conhecimento da história da Educação e da formação de professores em nível local e regional.

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Publicado

29-03-2016

Como Citar

BUENO, Mônica Raquel Candido; DAVID, Alessandra. A ESCOLA NORMAL LIVRE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM RIBEIRÃO PRETO/SP. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 12, n. 2, p. 119–137, 2016. DOI: 10.5216/rpp.v12i2.33671. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/33671. Acesso em: 14 out. 2024.