LITERATURA: AS PRÁTICAS DE UM PROFESSOR DE ESCOLA PÚBLICA E PARTICULAR
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v10i2.24144Palavras-chave:
Ensino de literatura no ensino médio, Professor de escola pública e particular, Araguaína-TOResumo
O presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados da investigação das práticas de ensino de um professor de literatura em duas turmas de terceiro ano do ensino médio em Araguaína, estado do Tocantins. Uma das turmas era de escola pública, a outra de escola particular. A discussão foi fundamentada nas obras de Tzvetan Todorov (2009), Antoine Compagnon (2009), William Roberto Cereja (2005), Rildo Cosson (2009) e Ligia Chiappini M. Leite (1983). Dentre os resultados obtidos, enfatiza-se, por um lado, a constatação de que o ensino de literatura guarda estreita relação com exames de acesso a cursos universitários, além de um foco bastante intenso na literatura conhecida como clássica e os estudos serem realizados na perspectiva da historiografia literária. Por outro lado, apesar dos muitos estudos recentes apontarem para a existência de uma crise no ensino de literatura, pode-se verificar, pelo caso aqui focalizado, um ensino que valoriza a compreensão da obra segundo o contexto de sua produção, mas também para refletir sobre fatos contemporâneos e os relacionados com a realidade dos alunos.Downloads
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Publicado
11-05-2013
Como Citar
SILVA, Antônio Adailton; MELO, Márcio Araújo de. LITERATURA: AS PRÁTICAS DE UM PROFESSOR DE ESCOLA PÚBLICA E PARTICULAR. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 10, n. 2, p. 94–108, 2013. DOI: 10.5216/rpp.v10i2.24144. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/24144. Acesso em: 5 out. 2024.
Edição
Seção
DOSSIÊ
Licença
Copyright (c) 2013 Antônio Adailton Silva, Márcio Araújo de Melo
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