LIMITES DA DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: ENTRAVES NA PERMANÊNCIA E A EVASÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v12i1.31219Palavras-chave:
Educação Superior, Permanência, EvasãoResumo
O presente estudo busca compreender a forma como as políticas voltadas para ademocratização do acesso à educação superior têm impactado na permanência e evasão dos
estudantes na UFG. Nesse sentido, considerando o quadro de expansão das vagas, bem como
os mecanismos de diversificação do acesso que propiciam a inserção de maior contingente de
alunos na universidade, o trabalho aborda os desafios da permanência dos estudantes na
instituição, especialmente dos segmentos de baixa renda. Para tanto, foi desenvolvida uma
pesquisa com abordagem qualitativa e quantitativa, respaldada em pesquisa do tipo bibliográfica, ancorada em autores como Beletati (2011), Borges e Carnielli (2005), Lázaro et
al. (2012), Ristoff (2008), Rosa (2013) e outros, bem como em pesquisa empírica, baseada em dados da Andifes (2006), do Fonaprace (2012) e do Inep (2012). Como resultado, entende-se que a questão da permanência ainda é um desafio para os estudantes que ingressam na UFG por meio das políticas de reservas de vagas, quer seja o programa UFGInclui ou a lei de cotas, haja vista que esses alunos, por serem provenientes de estratos sociais economicamente desfavorecidos, ao ingressaram na universidade esbarram-se em barreiras que impedem ou dificultam a conclusão da graduação. Sendo assim, entende-se como necessário levantar a discussão acerca da necessidade de implementação de políticas que subsidiem não somente o ingresso, mas, sobretudo, a permanência desse grupo de alunos na universidade, para que eles tenham reais condições de concluir um curso de nível superior com êxito.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
22-07-2014
Como Citar
ROSA, Chaiane de Medeiros. LIMITES DA DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: ENTRAVES NA PERMANÊNCIA E A EVASÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 12, n. 1, p. 240–257, 2014. DOI: 10.5216/rpp.v12i1.31219. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/31219. Acesso em: 5 dez. 2024.
Edição
Seção
FLUXO CONTÍNUO
Licença
Copyright (c) 2014 Chaiane de Medeiros Rosa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre aqui: http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html)