AVANÇOS E DESAFIOS NO FINANCIAMENTO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA DE 2000 A 2013
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v15i1.52562Palavras-chave:
Financiamento, Educação Superior, Políticas PúblicasResumo
Ao longo dos anos 2000, tem-se um cenário de expansão da educação superior, resultado de políticas voltadas para o fomento das possibilidades de acesso a esse nível de educação a um maior contingente de alunos. Nesse contexto, entende-se como oportuno um artigo que se propõe a investigar o panorama do financiamento desse nível educacional, de modo a desvelar o comprometimento do Estado em termos financeiros para a consolidação das políticas públicas para o setor. Para tanto, desenvolve-se uma pesquisa bibliográfica e documental, com base em autores que versam, mormente, sobre financiamento, e documentos oficiais, principalmente relatórios de dados. E como resultado, reconhece-se que, a despeito dos esforços em aumentar os recursos voltados para a educação superior, o seu financiamento ainda representa um desafio para a continuidade e crescimento das políticas expansionistas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre aqui: http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html)