Artes e currículo dos Anos Iniciais: contribuições possíveis para a inserção da expressão artística no cotidiano das crianças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69532/2178-4442.v19.72770

Palavras-chave:

Ensino de Arte, Currículo, BNCC

Resumo

Este artigo visou repensar o espaço da arte no ambiente escolar,  partindo da análise das competências específicas de arte para o ensino fundamental, presentes na Base Nacional Comum Curricular (2017) e também das contribuições de Ana Mae Barbosa, a partir de alguns conceitos da Abordagem Triangular (1998). A partir das experiências analisadas nos espaços escolares, percebe-se a necessidade da inserção de elementos mais expressivos, que possibilitem um olhar mais sensível, identitário e potente para as relações do mundo. Desta forma, com a escrita deste artigo, pensa-se em possíveis contribuições para a inserção da expressão artística, respeitando as normativas curriculares. 

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Biografia do Autor

Maria da Graça de Santana Stalla, Universidade de Évora

Mestre em Práticas Artísticas em Artes Visuais. Cursou Master na Universidad Miguel Hernández em Altea, Comunidade Valenciana - Espanha em Projeto e Pesquisa em Arte, através do Erasmus +, em concordância com a Universidade de Évora - Portugal, onde concluiu o Mestrado em Práticas Artísticas em Artes Visuais. Teve aulas no atelier com o renomado pintor e restaurador Bandeira de Mello durante anos. Concluiu a graduação em Artes Visuais e Esculturas na Escola de Belas Artes da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Escola Nacional de Administração Pública - Enap certifica o Plano Museológico: Planejamento estratégico para museus (Turma ABR/2021).

Julia Marina Azambuja Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Pedagoga pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2019). Especialista em Educação Infantil pelo Centro Universitário Internacional (2020) e em Educação Especial e Inclusiva pela Universidade La Salle (2021). Professora da Prefeitura Municipal de Porto Alegre e Mestranda em Educação no Programa de Pós-Graduação da UFRGS. Experiência na área de Educação, com ênfase em estudos sobre infâncias e artes visuais.

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Publicado

31-12-2021

Como Citar

STALLA, Maria da Graça de Santana; SANTOS, Julia Marina Azambuja. Artes e currículo dos Anos Iniciais: contribuições possíveis para a inserção da expressão artística no cotidiano das crianças. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 19, n. Edição contínua, 2021. DOI: 10.69532/2178-4442.v19.72770. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/72770. Acesso em: 25 out. 2025.

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