Artes e currículo dos Anos Iniciais: contribuições possíveis para a inserção da expressão artística no cotidiano das crianças
DOI:
https://doi.org/10.69532/2178-4442.v19.72770Palabras clave:
Ensino de Arte, Currículo, BNCCResumen
Este artigo visou repensar o espaço da arte no ambiente escolar, partindo da análise das competências específicas de arte para o ensino fundamental, presentes na Base Nacional Comum Curricular (2017) e também das contribuições de Ana Mae Barbosa, a partir de alguns conceitos da Abordagem Triangular (1998). A partir das experiências analisadas nos espaços escolares, percebe-se a necessidade da inserção de elementos mais expressivos, que possibilitem um olhar mais sensível, identitário e potente para as relações do mundo. Desta forma, com a escrita deste artigo, pensa-se em possíveis contribuições para a inserção da expressão artística, respeitando as normativas curriculares.
Descargas
Citas
BARBOSA, Ana Mae. Arte-Educação no Brasil: realidade hoje e expectativas futuras. São Paulo, 1989.
BARBOSA, Ana Mae. Tópicos utópicos. Belo Horizonte, 1998.
BARBOSA, Ana Mae. (Org.). Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2002.
BARBOSA, Ana Mae. Uma introdução à arte/educação contemporânea. (p. 11-22). São Paulo: Cortez. 2005a.
BARBOSA, Ana Mae. Arte/Educação Contemporânea: consonâncias internacionais. São Paulo: Cortez, 2005b.
BARBOSA, Ana Mae. A imagem do ensino da arte: anos 1980 e novos tempos. São Paulo: Perspectiva, 2014
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC; SEB, 2017.
Eisner, Elliot. Arts and creation of mind. Yale University Press. 2002
FREIRE, Paulo. Política e educação: Ensaios. 5. Ed. São Paulo: Cortez. 2001
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 28. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2003.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre aqui: http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html)






















