ENSINO DE ARTE E CULTURA VISUAL: LUGARES PARA SE PENSAR A DIVERSIDADE
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v13i1.35973Palavras-chave:
educação para cultura visual, ensino de arte, diversidade sexualResumo
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa desenvolvida em nível deDoutorado em Educação no qual o objeto de discussão são as relações entre o Ensino de Artee a Cultura Visual com a diversidade sexual. Iniciamos o texto apresentando dimensões dodebate sobre o modo como os movimentos artísticos introduziram, no campo das artesvisuais, discussões sobre temas relativos à identidade e diferença. Posteriormente abordamosa necessidade de se reconhecer a importância de se discutir, na educação, de um modo geral eno Ensino de Arte, em específico, o tema da diversidade sexual. Em seguida delineamosconsiderações sobre a educação para a Cultura Visual e o modo como deslocam as posiçõeshegemônicas de espectador de arte para produtor ativo de sentido para as imagens. Falamosdo papel da cultura visual, aqui entendida como sendo tanto as imagens das Artes, quanto asimagens e artefatos visuais da cultura popular e da mídia, bem como os sentidos socialmenteconstruídos que cotidianamente produzimos para essas imagens. Por fim, discutimos anecessidade de se reconhecerem as compreensões de identidade e diferença como sendoconstruções culturais para pensar em processos educacionais inclusivos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
29-03-2016
Como Citar
PEREIRA, Alexandre; GUIMARÃES, Selva. ENSINO DE ARTE E CULTURA VISUAL: LUGARES PARA SE PENSAR A DIVERSIDADE. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 13, n. 1, p. 17–32, 2016. DOI: 10.5216/rpp.v13i1.35973. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/35973. Acesso em: 23 abr. 2025.
Edição
Seção
ARTIGOS
Licença
Copyright (c) 2016 Alexandre Pereira, Selva Guimarães

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre aqui: http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html)