EDUCAÇÃO E CRENÇAS DE AUTOEFICÁCIA: REVISÃO DE ARTIGOS DE 2007 A 2016
DOI:
https://doi.org/10.69532/2178-4442.v18.64242Palavras-chave:
Educação, Crenças de autoeficácia, Revisão de literaturaResumo
Resumo O objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão abrangente e sistemática da literatura brasileira a respeito do tema educação e crenças de auto eficácia, no período de 2007 a 2017. A revisão foi baseada na seleção e análise de artigos, teses e dissertações encontrados nas bases de dados eletrônicas nacionais, da educação, da Psicologia da educação e de áreas correlatas, como SciElo, BVS-Psi e Bibliotecas digitais de Instituições de ensino públicas. Por meio da coleta de dados, foram identificados 60 resumos nas bases de dados consultadas, deste total e cumprindo o propósito do presente estudo, selecionou-se trinta e duas (32) produções científicas. Após a leitura do material, foi feita uma análise quantitativa dos descritores e posteriormente estes foram agrupados em dois grandes grupos denominados Educação e Crenças de Auto-eficácia. Realizou-se uma análise quantitativa e qualitativa da produção cientifica. Observou-se uma tendência crescente das produções sobre ensino fundamental, alunos e professores em detrimento de estudos a respeito de crenças de auto-eficácia sobre gestores e pais. As categorias com maior frequência foram estudos descritivos correlacionais (73,3%), com metodologia qualitativa nas área de conhecimento Formação de professores de física e matemática. O presente estudo permitiu conhecer como as relações entre educação e crenças de auto-eficácia estão sendo investigadas no Brasil, representando uma fonte importante de consulta para profissionais da área da psicologia e da educação.
Palavras-chave: educação: crenças de auto-eficácia; revisão de literatura.
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