O professor-gestor na coordenação de cursos de graduação: uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.69532/2178-4442.v19.70779Palavras-chave:
Revisão integrativa de literatura, Coordenadores de curso de graduação, ExperiênciaResumo
O presente artigo é resultado de uma investigação com abordagem qualitativa de cunho exploratório, parte de uma pesquisa de doutorado, ainda em andamento. O objetivo principal é apresentar o resultado da revisão integrativa de literatura, no cenário internacional e nacional, sobre o tema da experiência dos gestores universitários, em especial, coordenadores de curso presencial de graduação. Para tanto, pesquisou-se em cinco Bases de dados, três nacionais e duas internacionais. Após a busca nas bases, foram identificadas dezoito pesquisas para compor a revisão de literatura, cujos dados foram estudados por meio da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). A realização da revisão integrativa de literatura proveu novos elementos para pensar sobre o complexo contexto da gestão na Educação Superior, tais como, as diversas condições que envolvem o cargo, as demandas de profissionalização que acarreta aos gestores e às instituições, e os impactos da gestão no desenvolvimento da carreira docente. Ademais, foi possível erigir uma compreensão mais acurada do coordenador de curso enquanto líder de um projeto de aprendizagem e de formação profissional. Evidenciou-se a lacuna por mais estudos que se aproximem das experiências dos gestores, através de metodologias como histórias de vida, (auto)biografias, narrativas, com o propósito de impulsionar e subsidiar a discussão acerca da criação e/ou qualificação de espaços institucionais com finalidades formativas para o exercício da gestão. Também, destaca-se a necessidade por realizar estudos comparativos entre os cenários nacional e internacional e, ainda, sobre os ambientes públicos e privados.rr
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