O professor-gestor na coordenação de cursos de graduação: uma revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69532/2178-4442.v19.70779

Palavras-chave:

Revisão integrativa de literatura, Coordenadores de curso de graduação, Experiência

Resumo

O presente artigo é resultado de uma investigação com abordagem qualitativa de cunho exploratório, parte de uma pesquisa de doutorado, ainda em andamento. O objetivo principal é apresentar o resultado da revisão integrativa de literatura, no cenário internacional e nacional, sobre o tema da experiência dos gestores universitários, em especial, coordenadores de curso presencial de graduação. Para tanto, pesquisou-se em cinco Bases de dados, três nacionais e duas internacionais. Após a busca nas bases, foram identificadas dezoito pesquisas para compor a revisão de literatura, cujos dados foram estudados por meio da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). A realização da revisão integrativa de literatura proveu novos elementos para pensar sobre o complexo contexto da gestão na Educação Superior, tais como, as diversas condições que envolvem o cargo, as demandas de profissionalização que acarreta aos gestores e às instituições, e os impactos da gestão no desenvolvimento da carreira docente. Ademais, foi possível erigir uma compreensão mais acurada do coordenador de curso enquanto líder de um projeto de aprendizagem e de formação profissional. Evidenciou-se a lacuna por mais estudos que se aproximem das experiências dos gestores, através de metodologias como histórias de vida, (auto)biografias, narrativas, com o propósito de impulsionar e subsidiar a discussão acerca da criação e/ou qualificação de espaços institucionais com finalidades formativas para o exercício da gestão. Também, destaca-se a necessidade por realizar estudos comparativos entre os cenários nacional e internacional e, ainda, sobre os ambientes públicos e privados.rr

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Biografia do Autor

MICHELLE PROTASIO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE

Doutoranda em Educação em Ciências: Química da vida e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande-FURG e Pesquisadora Visitante da University of Saskatchewan, Canadá. Pedagoga da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Membra do grupo Rede de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (www.repes.furg.br). Possui graduação em Pedagogia (FURG) e mestrado em Educação (UFPel).   

GIONARA TAUCHEN, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE/PROFESSORA ADJUNTA

Professora Associada da Universidade Federal do Rio Grande-FURG. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências. Líder do grupo Rede de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (www.repes.furg.br) e integrante do GIEPES - Grupo internacional de estudos e pesquisas em Educação Superior (UNICAMP) e do Grupo de estudos sobre filosofia da educação e formação de professores ( GEFFOP / UNB). Possui graduação em Pedagogia (UFSM), mestrado em Educação (UFSM) e doutorado em Educação (PUC/RS) e Pós-doutorado em Ensino-aprendizagem na Universidade Eduardo Mondlane (UEM), Moçambique. 

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Publicado

31-12-2021

Como Citar

PROTASIO, MICHELLE; TAUCHEN, GIONARA. O professor-gestor na coordenação de cursos de graduação: uma revisão integrativa. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 19, n. Edição contínua, 2021. DOI: 10.69532/2178-4442.v19.70779. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/70779. Acesso em: 22 abr. 2025.

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