Expansão da Educação Superior e a Reprodução das Desigualdades: Pensamento Bourdiesiano e a Meta 12 do Plano Nacional de Educação (PNE)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69532/2178-4442.v23.75025

Palavras-chave:

Educação Superior, Plano Nacional de Educação, Desigualdades Sociais, Habitus, Campo Educacional

Resumo

Este artigo analisa como as políticas educacionais brasileiras impactam o acesso à educação superior, considerando desigualdades sociais, raciais e de gênero. A partir do Relatório do 5º Ciclo de Monitoramento do Plano Nacional de Educação (PNE) – 2024, examina-se a ampliação do acesso ao ensino superior, especialmente entre diferentes grupos de cor/raça e gênero. A metodologia é uma análise qualiquantitativa, com base em dados estatísticos extraídos de tabelas e gráficos do referido relatório. Utiliza-se o referencial teórico de Pierre Bourdieu, com ênfase nos conceitos de habitus e campo educacional para compreender como desigualdades sociais e culturais influenciam as oportunidades de ingresso e permanência na educação superior. Os resultados indicam que, embora políticas afirmativas, como o sistema de cotas, tenham ampliado o acesso, persistem as desigualdades estruturais que limitam a permanência e o sucesso de grupos historicamente marginalizados, evidenciando a necessidade de aperfeiçoamento das políticas públicas de inclusão

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Referências

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Publicado

10-07-2025

Como Citar

GASPAR ABRÃO, Viviane; MORAES, Karine Nunes de. Expansão da Educação Superior e a Reprodução das Desigualdades: Pensamento Bourdiesiano e a Meta 12 do Plano Nacional de Educação (PNE). Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 23, p. e2025009, 2025. DOI: 10.69532/2178-4442.v23.75025. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/75025. Acesso em: 4 dez. 2025.

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ARTIGOS

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