Expansão da Educação Superior e a Reprodução das Desigualdades: Pensamento Bourdiesiano e a Meta 12 do Plano Nacional de Educação (PNE)
DOI:
https://doi.org/10.69532/2178-4442.v23.75025Palavras-chave:
Educação Superior, Plano Nacional de Educação, Desigualdades Sociais, Habitus, Campo EducacionalResumo
Este artigo analisa como as políticas educacionais brasileiras impactam o acesso à educação superior, considerando desigualdades sociais, raciais e de gênero. A partir do Relatório do 5º Ciclo de Monitoramento do Plano Nacional de Educação (PNE) – 2024, examina-se a ampliação do acesso ao ensino superior, especialmente entre diferentes grupos de cor/raça e gênero. A metodologia é uma análise qualiquantitativa, com base em dados estatísticos extraídos de tabelas e gráficos do referido relatório. Utiliza-se o referencial teórico de Pierre Bourdieu, com ênfase nos conceitos de habitus e campo educacional para compreender como desigualdades sociais e culturais influenciam as oportunidades de ingresso e permanência na educação superior. Os resultados indicam que, embora políticas afirmativas, como o sistema de cotas, tenham ampliado o acesso, persistem as desigualdades estruturais que limitam a permanência e o sucesso de grupos historicamente marginalizados, evidenciando a necessidade de aperfeiçoamento das políticas públicas de inclusão
Downloads
Referências
BOURDIEU, Pierre. Travail et travailleursenAlgérie Paris: Mouton, 1963.
BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas (Introdução, organização e seleção de Sérgio Miceli). São Paulo: Perspectiva, 1974.
BOURDIEU, Pierre. Sociologia. São Paulo: Ática, 1983.
BOURDIEU, Pierre. Pierre Bourdieu avec Löic Wacquant;réponses. Paris: Seuil, 1992.
BOURDIEU, Pierre. Razões práticas: sobre a teoria da ação. Campinas: Papirus, 1996.
BOURDIEU, Pierre. Sobre o Estado: cursos no Collège de France (1989-1992). São Paulo: Companhia das Letras, 2014.
BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo/Porto Alegre: Edusp/Zouk, 2007.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Relatório do 5º ciclo de monitoramento das metas do Plano Nacional de Educação – 2024. Brasília, DF: Inep, 2024.
GRENFELL, Michael. Pierre Bourdieu: conceitos fundamentais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2018.
OLIVEIRA, João Ferreira de; CARVALHO, Renata Ramos da Silva. Expansão e qualidade da educação superior: um balanço das metas 12, 13 e 14 do Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024. Campinas; Sorocaba, SP, v. 27, n. 02, p. 227-247, jul. 2022.
THIRY-CHERQUES, Hermano Roberto. Pierre Bourdieu e a teoria do campo.Revista Brasileira de Gestão de Negócios, São Paulo, 2006.
THOMSON, Pat. (2018). Field. In: Grenfell, Michael (Ed.), Pierre Bourdieu: Key Concepts. 2nd ed. Routledge, p. 65–81, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Viviane Gaspar Abrão, Karine Nunes de Moraes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre aqui: http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html)






















