Programa Agrinho: uma iniciativa do setor agrário na escola
DOI:
https://doi.org/10.69532/2178-4442.v22.74835Palavras-chave:
Agronegócio, Crise Estrutural do capital, Políticas EducacionaisResumo
Este trabalho apresenta como objetivo analisar como as ações promovidas pelo Programa Agrinho vinculado ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) contribuem para a perpetuação do ideário do setor agrário/agronegócio como formativo dentro da rede pública de educação brasileira. Para tanto, optou-se como metodologia uma pesquisa bibliográfica e documental, com o foco nas Revistas de comemoração de 15 anos do Programa Agrinho, amparada numa perspectiva crítica dos autores: Mészaros (2007), Leite (2023) e Lamosa (2016). A justificativa da escolha da temática reside na necessidade de compreender o impacto do Programa Agrinho nas escolas públicas, considerando sua dualidade como uma iniciativa que promove educação e, ao mesmo tempo, serve a interesses do agronegócio. Em linhas gerais, atesta-se que o Programa Agrinho contribui para o fortalecimento de premissas sobre a importância do agronegócio para o desenvolvimento da sociedade como modelo agrário ideal e moderno, mediante a formação da classe trabalhadora dentro da escola pública, Em suma, o Programa Agrinho que envolve os filhos da classe trabalhadora mascara o projeto expansionista do mercado do agronegócio ( agrobusiness) negando os impactos socioambientais e desdobramentos em outros complexos sociais.
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