Programa Agrinho: uma iniciativa do setor agrário na escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69532/2178-4442.v22.74835

Palavras-chave:

Agronegócio, Crise Estrutural do capital, Políticas Educacionais

Resumo

Este trabalho apresenta como objetivo analisar como as ações promovidas pelo Programa Agrinho vinculado ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) contribuem para a perpetuação do ideário do setor agrário/agronegócio como formativo dentro da rede pública de educação brasileira. Para tanto, optou-se como metodologia uma pesquisa bibliográfica e documental, com o foco nas Revistas de comemoração de 15 anos do Programa Agrinho, amparada numa perspectiva crítica dos autores: Mészaros (2007), Leite (2023) e Lamosa (2016). A justificativa da escolha da temática reside na necessidade de compreender o impacto do Programa Agrinho nas escolas públicas, considerando sua dualidade como uma iniciativa que promove educação e, ao mesmo tempo, serve a interesses do agronegócio. Em linhas gerais, atesta-se que o Programa Agrinho contribui para o fortalecimento de premissas sobre a importância do agronegócio para o desenvolvimento da sociedade como modelo agrário ideal e moderno, mediante a formação da classe trabalhadora dentro da escola pública, Em suma, o Programa Agrinho que envolve os  filhos da classe trabalhadora mascara o projeto expansionista do mercado do agronegócio ( agrobusiness) negando os impactos socioambientais e desdobramentos em outros complexos sociais.

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Biografia do Autor

Jociene Araujo Lima, Universidade Estadual do Ceará

Mestre em Educação e Ensino no Mestrado Intercampi em Educação e Ensino pela Universidade Estadual do Ceará (MAIE/UECE). Especialista em Educação e Contemporaneidade pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e Políticas Públicas (FAVENI). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Professora da Educação Superior na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), lotada no Departamento de Educação, Campus Central, condição temporária. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Estado Educação e Sociedade (GESPEES/UERN/CNPq) desde 2019.

Janaira Fernandes Teixeira, Universidade Estadual do Ceará

Mestra em Educação e Ensino no Mestrado Intercampi em Educação e Ensino pela Universidade Estadual do Ceará (MAIE/UECE). Bacharel em Filosofia pelo Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica). Licenciada em Filosofia pelo Claretiano Centro Universitário. Pós-graduada na modalidade Lato Sensu em LIBRAS e Educação para Surdos pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR).

Maria das Dores Mendes Segundo, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC) (2005). Pós-Doutora pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), sob a supervisão do Professor Dr. José Francisco de Melo Neto (2014-2015). Mestre em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará (UFC) (1998). Graduada em Economia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora Associado da Universidade Estadual do Ceará (UECE), do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora Colaboradora do Programa de Pós Graduação de Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC). Coordenadora do Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE) no período 2013-2017. Líder do grupo de pesquisa Ontologia Marxiana e Educação e pesquisadora-colaboradora do Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário (IMO/UECE). Editora da Revista Eletrônica Arma da Crítica (ISSN 19844735). Fortaleza/Ce.

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Publicado

28-12-2024

Como Citar

LIMA, Jociene Araujo; TEIXEIRA, Janaira Fernandes; SEGUNDO, Maria das Dores Mendes. Programa Agrinho: uma iniciativa do setor agrário na escola. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 22, p. e2024023, 2024. DOI: 10.69532/2178-4442.v22.74835. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/74835. Acesso em: 17 mar. 2025.

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