A PARTICIPAÇÃO SOCIAL NA POLÍTICA PÚBLICA EDUCACIONAL LOCAL: uma reflexão sobre a prova Floripa
DOI:
https://doi.org/10.5216/rppoi.v18.61299Palabras clave:
Políticas Públicas, Participação Social, Avaliação da Educação Escolar, Políticas Públicas em EducaçãoResumen
Este documento propone una reflexión sobre el aparato constitucional a pesar de la participación en las decisiones del gobierno local en las políticas sociales, con énfasis en la política educativa y su participación real. A partir de una investigación bibliográfica, se presenta una reflexión teórica sobre las políticas públicas educativas y su contexto macro / microeconómico, y la implementación de evaluaciones locales como instrumento evaluativo, cuya participación es excluyente e ineficaz para las comunidades que forman parte de ella. También reflexiona sobre el proceso de políticas públicas formuladas verticalmente por burócratas que excluyen y desmovilizan al profesorado de la escuela y presenta los cambios y resultados del desmantelamiento del instrumento de evaluación local Prova Floripa, de Florianópolis, Santa Catarina.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre aqui: http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html)