A PARTICIPAÇÃO SOCIAL NA POLÍTICA PÚBLICA EDUCACIONAL LOCAL: uma reflexão sobre a prova Floripa
DOI:
https://doi.org/10.5216/rppoi.v18.61299Palavras-chave:
Políticas Públicas, Participação Social, Avaliação da Educação Escolar, Políticas Públicas em EducaçãoResumo
O presente trabalho propõe uma reflexão acerca do aparato constitucional a despeito da participação nas decisões governamentais locais nas políticas sociais, com ênfase na política educacional e da sua real participação. A partir de uma pesquisa bibliográfica é apresentada uma reflexão teórica acerca das políticas públicas educacionais e seu contexto macro/micro-econômico, e a implantação de avaliações locais como instrumento avaliativo, cuja participação é excludente e pouco efetiva para as comunidades que fazem parte da mesma. Reflete-se também acerca do processo de políticas públicas formuladas de forma verticalizada por burocratas excluindo e desmobilizando o corpo docente escolar e apresenta as mudanças e resultados do desmonte do instrumento avaliativo local Prova Floripa, do município de Florianópolis, Santa Catarina.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre aqui: http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html)