A PARTICIPAÇÃO SOCIAL NA POLÍTICA PÚBLICA EDUCACIONAL LOCAL: uma reflexão sobre a prova Floripa
DOI:
https://doi.org/10.5216/rppoi.v18.61299Keywords:
Políticas Públicas, Participação Social, Avaliação da Educação Escolar, Políticas Públicas em EducaçãoAbstract
This paper proposes a reflection on the constitutional apparatus despite the participation in local government decisions in social policies, with emphasis on educational policy and its actual participation. From a bibliographic research is presented a theoretical reflection about educational public policies and their macro / microeconomic context, and the implementation of local evaluations as an evaluative instrument, whose participation is exclusionary and ineffective for the communities that are part of it. It also reflects on the process of public policies formulated vertically by bureaucrats excluding and demobilizing the school faculty and presents the changes and results of the dismantling of the local evaluation instrument Prova Floripa, from Florianópolis, Santa Catarina.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre aqui: http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html)