A ARTE, O JOGO, A DANÇA E A BRINCADEIRA: dos primórdios lúdicos aos processos de civilização e cultura

Autores/as

  • Yara Aparecida Couto

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v11i1.26980

Palabras clave:

Lúdico, Jogo, Dança, Civilização, Cultura

Resumen

O objetivo deste estudo é elucidar aspectos referentes à concepção lúdica na vida humana, permeada pelas manifestações da arte, do jogo, da dança e da brincadeira, desde os primórdios aos processos de civilização e cultura. Parte-se da discussão acerca da energia lúdica como uma potência propulsora que gera e nutre, e que permite ao ser humano seguir seus impulsos vitais, confrontado por um mundo desafiante e em constante movimento. Desdobra-se aqui o reconhecimento de nossas tradições dançadas, cantadas e poetizadas, quando as crianças tornam o brincar um verdadeiro encontro de relações entre várias gerações e formas de conhecimento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Yara Aparecida Couto

Doutora em Educação – UNIMEP. Departamento de Educação Física e Motricidade Humana – UFSCar. Preceptora do PRÓ-PET Saúde em Educação Física

Publicado

2013-10-22

Cómo citar

COUTO, Yara Aparecida. A ARTE, O JOGO, A DANÇA E A BRINCADEIRA: dos primórdios lúdicos aos processos de civilização e cultura. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 11, n. 1, p. 38–53, 2013. DOI: 10.5216/rpp.v11i1.26980. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/26980. Acesso em: 2 oct. 2025.

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.