A ARTE, O JOGO, A DANÇA E A BRINCADEIRA: dos primórdios lúdicos aos processos de civilização e cultura
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v11i1.26980Palabras clave:
Lúdico, Jogo, Dança, Civilização, CulturaResumen
O objetivo deste estudo é elucidar aspectos referentes à concepção lúdica na vida humana, permeada pelas manifestações da arte, do jogo, da dança e da brincadeira, desde os primórdios aos processos de civilização e cultura. Parte-se da discussão acerca da energia lúdica como uma potência propulsora que gera e nutre, e que permite ao ser humano seguir seus impulsos vitais, confrontado por um mundo desafiante e em constante movimento. Desdobra-se aqui o reconhecimento de nossas tradições dançadas, cantadas e poetizadas, quando as crianças tornam o brincar um verdadeiro encontro de relações entre várias gerações e formas de conhecimento.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2013 Yara Aparecida Couto

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre aqui: http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html)