A POSSIBILIDADE DE UMA PEDAGOGIA ARTÍSTICA NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES E DE EDUCANDOS

Autores

  • Daniele Bentin Mendonça

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v13i2.40107

Palavras-chave:

Educação em Nietzsche, Cultura autêntica, Arte, Dança

Resumo

Com base nos escritos de Nietzsche sobre educação, especificamente os elaborados na primeira fase de sua obra, pretendemos esclarecer sua proposta para o desenvolvimento da cultura – verdadeira cultura/cultura filosófica (NIETZSCHE, 2003) - nos estabelecimentos de ensino, analisando, especificamente, a prática da dança na concepção do filósofo alemão. Assim, abordamos o tema “A possibilidade de uma pedagogia artística na formação de educadores e DE educandos.” Nossa proposta é analisar, a partir dos textos da bibliografia primária e secundária do filósofo, o desenvolvimento da cultura e da educação nos estabelecimentos de ensino de hoje. Focamos a importância da arte na visão pedagógica nietzschiana, destacando a relevância da dança como expressão estética e como modelo de um aprendizado que liberta todas as potencialidades criativas do discente. Consideramos a prática da dança como um dos caminhos possíveis para o alcance de uma educação plena, afirmando a cultura como base formadora do homem e de suas diversas capacidades: intelectuais, corporais, artísticas.

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Publicado

29-03-2016

Como Citar

MENDONÇA, Daniele Bentin. A POSSIBILIDADE DE UMA PEDAGOGIA ARTÍSTICA NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES E DE EDUCANDOS. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 13, n. 2, p. 113–133, 2016. DOI: 10.5216/rpp.v13i2.40107. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/40107. Acesso em: 24 abr. 2025.

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