AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM PROVAS ESCOLARES DO SÉCULO XX (1935 e 1963)

Autores

  • Dagoberto Buim Arena
  • Adriana Pastorello Buim Arena

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v11i1.27003

Palavras-chave:

Provas escolares, Cultura escolar, Conteúdos escolares, Produtos escolares

Resumo

O artigo analisa três provas escolares do ensino primário, duas de uma mãe e uma de seu filho, guardadas e fornecidas ao pesquisador pela mãe. As duas primeiras são de 30 de março e de 13 de novembro de 1935, do 3º. ano do Grupo Escolar Fernando Lobo, em Juiz de Fora, MG. A terceira foi produzida no Grupo Escolar Coronel Amâncio Bueno, em Jaguariúna, SP, em 28 de maio de 1963, em classe de 4º. ano. O conjunto dos dados analisados destaca produtos escolares resultantes das relações entre professor, aluno e cultura escolar.  As provas são documentos tão importantes quanto os cadernos para compreender os produtos da cultura escolar e, como este artigo quer indicar, são meios para a inserção no mundo da cultura escrita. A metodologia de microanálise dos documentos revela registros sobre a estrutura das provas e o currículo da escola brasileira no ensino do português como língua materna em 1935 e 1963.

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Biografia do Autor

Dagoberto Buim Arena

Professor do Departamento de Didática e do Programa de Pós-graduação em Educação da UNESP – Câmpus de Marília. Doutor pela Universidade Estadual Paulista/Marília-SP. Estágio pós-doutoral pela Universidade de Évora – Portugal e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Pedagógicas de Lyon – França

Adriana Pastorello Buim Arena

Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista – UNESP – Câmpus de Marília

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Publicado

23-10-2013

Como Citar

ARENA, Dagoberto Buim; ARENA, Adriana Pastorello Buim. AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM PROVAS ESCOLARES DO SÉCULO XX (1935 e 1963). Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 11, n. 1, p. 135–149, 2013. DOI: 10.5216/rpp.v11i1.27003. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/27003. Acesso em: 21 abr. 2025.

Edição

Seção

FLUXO CONTÍNUO

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