AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM PROVAS ESCOLARES DO SÉCULO XX (1935 e 1963)
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v11i1.27003Palavras-chave:
Provas escolares, Cultura escolar, Conteúdos escolares, Produtos escolaresResumo
O artigo analisa três provas escolares do ensino primário, duas de uma mãe e uma de seu filho, guardadas e fornecidas ao pesquisador pela mãe. As duas primeiras são de 30 de março e de 13 de novembro de 1935, do 3º. ano do Grupo Escolar Fernando Lobo, em Juiz de Fora, MG. A terceira foi produzida no Grupo Escolar Coronel Amâncio Bueno, em Jaguariúna, SP, em 28 de maio de 1963, em classe de 4º. ano. O conjunto dos dados analisados destaca produtos escolares resultantes das relações entre professor, aluno e cultura escolar. As provas são documentos tão importantes quanto os cadernos para compreender os produtos da cultura escolar e, como este artigo quer indicar, são meios para a inserção no mundo da cultura escrita. A metodologia de microanálise dos documentos revela registros sobre a estrutura das provas e o currículo da escola brasileira no ensino do português como língua materna em 1935 e 1963.Downloads
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Publicado
23-10-2013
Como Citar
ARENA, Dagoberto Buim; ARENA, Adriana Pastorello Buim. AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM PROVAS ESCOLARES DO SÉCULO XX (1935 e 1963). Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 11, n. 1, p. 135–149, 2013. DOI: 10.5216/rpp.v11i1.27003. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/27003. Acesso em: 21 abr. 2025.
Edição
Seção
FLUXO CONTÍNUO
Licença
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