DEMOCRACIA E AUTONOMIA DA GESTÃO ESCOLAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS FRENTE À CULTURA DA CENTRALIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v9i1.15671Palabras clave:
gestão democrática, Conselho Escolar, Projeto Político-Pedagógico, cultura de gestão escolarResumen
Este texto trata da cultura da organização escolar frente ao processo da gestão democrática, tendo como campo de pesquisa uma escola da rede municipal de Santa Maria/RS. O estudo realizou-se por meio de pesquisa documental, tendo no Projeto Político-Pedagógico da Escola e na organização do Conselho Escolar os espaços mais significativos de organização participativa. A análise versa sobre a superação do modelo de administração empresarial que caracteriza a gestão escolar frente ao processo de democratização da gestão. Observou-se que a escola em questão ainda se ressente de uma visão clara sobre gestão descentralizada, visto que anuncia sua proposta em acordo com o proposto na Lei Municipal da Gestão Democrática, mas em uma clara contradição, prevê, ao longo de sua organização, situações que caracterizam uma cultura de organização com base na centralização de poder, especialmente na dependência de decisões que não partem de um coletivo participativo na gestão da escola, indicando que a mesma não ocupa os espaços legais de autonomia.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2011-09-17
Cómo citar
ARRUDA, Ana Paula Teixeira de; SANTANA, Marcielen Vieira; KELLER, Priscilla Sanguineti; PEREIRA, Sueli Menezes. DEMOCRACIA E AUTONOMIA DA GESTÃO ESCOLAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS FRENTE À CULTURA DA CENTRALIZAÇÃO. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 9, n. 1, p. 73–85, 2011. DOI: 10.5216/rpp.v9i1.15671. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/15671. Acesso em: 25 ene. 2026.
Número
Sección
ARTIGOS
Licencia
Derechos de autor 2011 Ana Paula Teixeira de Arruda, Marcielen Vieira Santana, Priscilla Sanguineti Keller, Sueli Menezes Pereira

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre aqui: http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html)






















