ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: a percepção de diretores escolares sobre os (possíveis) efeitos nas políticas educacionais municipais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69532/2178-4442.v22.74681

Palavras-chave:

Avaliação, Diretor Escolar, Ideb

Resumo

O estudo objetivou analisar a percepção de diretores escolares sobre os (possíveis) efeitos do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nas políticas educacionais de um município do interior do Estado de São Paulo. Contou com o suporte teórico de Soares e Xavier (2013), Pessin e Deps (2020), Höfling (2001), entre outros. De abordagem qualitativa, aplicou-se um questionário composto de questões fechadas e abertas. A partir da análise dos dados coletados, foi possível concluir que existe uma dissonância entre algumas considerações dos diretores e os desdobramentos do Ideb no desenvolvimento de políticas educacionais locais. Também chama-se a atenção para o fato de as políticas responsabilizarem as escolas e seus profissionais, sem levar em conta as profundas e históricas desigualdades sociais. Logo, o Ideb pouco vem contribuindo com a melhoria da qualidade da educação.

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Biografia do Autor

Djalma dos Santos Machado, Universidade Cidade de São Paulo

Mestre em Formação de Gestores Educacionais pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID).Matemática pela Universidade do Vale do Paraíba e Pedagogia -Centro Universitário Claretiano e especialista em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de São José do Rio Preto e especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes. Tem experiência na gestão da educação básica. Atualmente é diretor de escola do Município de Jacareí. Tem estudado principalmente os temas: políticas educacionais, gestão da educação básica e gestão escolar

Ricardo Alexandre Marangoni, Universidade Cidade de São Paulo

Pós-Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Estágio de Pesquisa em Política e Gestão Educacional pela Universidade de Talca (UTalca/Chile), Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), Especialista em Formação Continuada de Diretores pela Universidade de São Paulo (USP), Licenciado em Pedagogia pela Universidade Bandeirante de São Paulo (UNIBAN), Mestre, Bacharel e Licenciado em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atualmente é Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Gestores Educacionais (PPGP-GE), ambos da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), Diretor de Escola da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC-SP), Pesquisador Associado do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade - Educação da Fundação Carlos Chagas (FCC) e Pesquisador Associado da Rede Internacional de Pesquisas em Gestão Educacional (REIPEGE). Foi professor visitante na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (UPorto/Portugal). Tem estudado principalmente os temas: políticas educacionais, gestão da educação básica e gestão escolar.

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Publicado

08-12-2024

Como Citar

MACHADO, Djalma dos Santos; MARANGONI, Ricardo Alexandre. ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: a percepção de diretores escolares sobre os (possíveis) efeitos nas políticas educacionais municipais. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 22, p. e2024006, 2024. DOI: 10.69532/2178-4442.v22.74681. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/74681. Acesso em: 17 mar. 2025.

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