Gestão democrática: ações e desafios na educação do município de Itacoatiara/Amazonas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.69532/2178-4442.v23.74847

Palabras clave:

Desafios

Resumen

A gestão democrática é um princípio definido na Constituição Federal de 1988 e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9.394/1996. Assim, o objetivo deste trabalho é investigar a participação da comunidade escolar na elaboração do Projeto Político Pedagógico, bem como observar a percepção dos gestores escolares acerca do princípio da gestão democrática. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada em 19 escolas municipais urbanas do município de Itacoatiara/AM. Os dados foram coletados por meio de um questionário aplicado aos gestores/as e, posteriormente, analisados com base nos referenciais que definem os princípios da gestão democrática. Os resultados mostram que, embora todas as escolas possuam o PPP e a maioria tenha conselhos escolares, há desafios significativos a serem superados, tais como as afirmações de falta de tempo dos profissionais, além de maior envolvimento da comunidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luís Paulo da Silva Lima, Universidade Federal do Amazonas

Cursando Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas, campus Icet/Itacoatiara

Elinária Gurgel da Silva, Universidade Federal do Amazonas

Cursando Pedagogia na Universidade Federal do Amazonas, campus Icet/Itacoatiara

Flávia Fernanda Santos Silva, Universidade Federal do Amazonas

Professora Adjunta do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas, Campus Icet/Itacoatiara. Doutora em Educação pelo programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão. Pertenceu a linha de pesquisa: Sociologia da Educação: escolarização e desigualdades sociais na UFMG. Pertenceu a linha de pesquisa: Educação ,Política e Praxis Educativas na UFRN. Atualmente é Membro do Grupo de Pesquisa em Educação, Formação e Ensino para a Diversidade (GPEFED) da UFAM. Atua pesquisando nas seguintes áreas: Políticas Educacionais, Gestão, Sociologia da Educação, Ensino Fundamental, Infraestrutura escolar e Avaliação externa. Coordena projetos e tem interesse em demais áreas : Educação Étnico Racial, Educação Patrimonial e Feminismo.

Citas

ALMEIDA, Ana Paula Rodrigues de. A formação do professor leitor: dificuldades de leitura no ensino superior. Disponível em: https://sguweb.unicentro.br/app/webroot/arquivos/atsubmissao/Artigo_Final-5.pdf. Acesso em: 14 out. 2024.

ANJOS, Paulo Assunção Silva dos. Escola e poder: uma contribuição à crítica da gestão participativa do Estado do Amazonas. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2009.

ANTUNES, Ângela. Aceita um conselho? Como organizar o colegiado escolar. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2002.

CARNEIRO, Moaci Alves. LDB Fácil. 24. ed. São Paulo: Vozes, 2018.

FAILLA, Zoara (org.). Retratos da leitura no Brasil. 5. ed. São Paulo: Instituto Pró-Livro, 2020.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 77. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2021.

HORA, Dinair Leal da. Gestão Educacional Democrática. Campinas, SP: Editora Alínea, 2007.

INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA (IPEA). Texto para discussão. Brasília; Ipea, 2017

LUCK, Heloísa. A escola participativa: o trabalho do gestor escolar. 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

PADILHA, Paulo Roberto. Planejamento Dialógico: Como construir o projeto político-pedagógico da escola. 7. ed. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2007.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 24. ed. São Paulo: Cortez, 2016.

Publicado

2025-12-13

Cómo citar

LIMA, Luís Paulo da Silva; SILVA, Elinária Gurgel da; SILVA, Flávia Fernanda Santos. Gestão democrática: ações e desafios na educação do município de Itacoatiara/Amazonas. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 23, p. e2025014, 2025. DOI: 10.69532/2178-4442.v23.74847. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/74847. Acesso em: 25 ene. 2026.

Número

Sección

Dossiê — Direito à Educação: movimentos de (re)existência

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.