EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO ESCOLAR: POLÍTICAS, PRÁTICAS CURRICULARES E PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v12i1.31204Keywords:
Políticas de inclusão escolar, Processos de ensino e aprendizagem, PráticaspedagógicasAbstract
Este texto discute a implementação das políticas de inclusão escolar em diferentesredes de ensino do Rio de Janeiro, especialmente a partir de 2008, quando ocorrem mudanças
legais associadas à Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação
Inclusiva (BRASIL, 2008) e às Diretrizes Operacionais do Atendimento Educacional
Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial (BRASIL, 2009). A partir
de dados coligidos em pesquisas de campo, o foco do artigo consiste em refletir sobre os
impactos dessas mudanças no âmbito das práticas pedagógicas e no desenvolvimento dos
alunos com necessidades educacionais especiais. A coleta de dados foi realizada mediante (1)
observação participante, (2) entrevistas semiestruturadas com gestores educacionais e
professores do atendimento educacional especializado e (3) filmagens de práticas pedagógicas
desenvolvidas em salas de atendimento educacional especializado. Os resultados analisados à
luz da teoria histórico-cultural evidenciaram que, apesar da existência de diretrizes federais,
as redes municipais têm implementado ações muito diversas entre si. O trabalho destaca essa
diversidade e problematiza as estratégias e os desafios vivenciados pelos professores do
Atendimento Educacional Especializado, em particular no trabalho com alunos com
deficiência intelectual e múltipla.
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Published
2014-07-22
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PLETSH, Márcia Denise. EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO ESCOLAR: POLÍTICAS, PRÁTICAS CURRICULARES E PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 12, n. 1, p. 7–26, 2014. DOI: 10.5216/rpp.v12i1.31204. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/31204. Acesso em: 22 oct. 2025.
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DOSSIÊ
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Copyright (c) 2014 Márcia Denise Pletsh

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