AVALIAÇÃO E O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

Autores

  • Dulcéria Tartuci Universidade Federal de Goiás
  • Maria Marta Lopes Flores Universidade Federal de Goiás
  • Elânia Maria Marques Bergamaschi Universidade Federal de Goiás
  • Dayanne Cristina Moraes de Deus Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v12i1.31207

Palavras-chave:

avaliação, atendimento educacional especializado, inclusão, educação especial

Resumo

A educação especial, como modalidade que perpassa níveis, etapas e modalidades
de ensino, trouxe para o sistema educacional demandas de novos serviços que suscitam a
reflexão a respeito dos aspectos que surgem neste processo e, dentre eles, destaca-se
avaliação. A temática, que já é complexa, torna-se ainda mais polêmica quando recai sobre a
avaliação de alunos que são público alvo da educação especial. Assim, este trabalho visa
apresentar a análise da avaliação no atendimento educacional especializado em sala de
recursos multifuncionais, mais especificamente o modo como os alunos têm sido identificados
para o encaminhamento da avaliação da aprendizagem e das avaliações institucionais. Esta
pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Observatório Goiano de Educação Especial,
vinculado ao Observatório Nacional de Educação Especial, e envolveu professores de salas de
recursos de dez municípios do sudeste goiano. É uma pesquisa do tipo colaborativa e a
construção dos dados ocorreu por intermédio de sessões reflexivas, através das etapas de
descrição, informação, confrontação e reconstrução. Foram elencadas três categorias:
avaliação para encaminhamento, avaliação da aprendizagem do estudante e avaliação em
larga escala. Os resultados demonstram o seguinte: o laudo médico perpassa todas as
discussões atinentes ao atendimento destes alunos e é considerado importante para o
planejamento das ações educativas; a necessidade dos instrumentos avaliativos serem
adaptados para checar a aprendizagem desses alunos; as avaliações externas não consideram
as especificidades dos alunos e que o insucesso pode implicar consequências negativas para a
escola, interferindo em seu Ideb. Os resultados revelam ainda a preocupação e a dificuldade
dos professores em avaliarem esses alunos.

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Publicado

22-07-2014

Como Citar

TARTUCI, Dulcéria; FLORES, Maria Marta Lopes; BERGAMASCHI, Elânia Maria Marques; DEUS, Dayanne Cristina Moraes de. AVALIAÇÃO E O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 12, n. 1, p. 67–93, 2014. DOI: 10.5216/rpp.v12i1.31207. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/31207. Acesso em: 5 dez. 2024.

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