UTILIZAÇÃO DE ABORDAGEM FÔNICA PARA SANAR DIFICULDADES DE ALFABETIZAÇÃO NO CICLO II DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Maria Inês de Souza Vitorino Justino Graduada em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras – Barão de Mauá. Mestre em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – USP

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v8i2.14061

Palavras-chave:

alfabetização, fracasso escolar, consciência fonológica

Resumo

O presente estudo investigou o efeito de reforço escolar, baseado em metodologia fônica, direcionado a alunos do Ensino Fundamental – ciclo II, com graves dificuldades na alfabetização. Participaram do estudo cinco alunos da 5ª e 6ª séries do Ensino Fundamental, de uma escola pública. Inicialmente foi realizada uma avaliação diagnóstica coletiva das habilidades de leitura e escrita, com todos os alunos do Ciclo II da escola. Os que apresentaram dificuldades na alfabetização foram avaliados individualmente em provas de conhecimento de letras, consciência fonológica, leitura e escrita. Atividades de reforço escolar foram desenvolvidas em duas aulas semanais, de uma hora cada, durante todo o ano letivo. No final do ano, foi realizada nova avaliação, sendo que todos os participantes haviam aprendido a ler e escrever, concluindo-se que a abordagem fônica mostrou-se eficaz para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita de alunos vítimas de fracasso escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

16-06-2011

Como Citar

JUSTINO, Maria Inês de Souza Vitorino. UTILIZAÇÃO DE ABORDAGEM FÔNICA PARA SANAR DIFICULDADES DE ALFABETIZAÇÃO NO CICLO II DO ENSINO FUNDAMENTAL. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 8, n. 2, p. 92–108, 2011. DOI: 10.5216/rpp.v8i2.14061. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/14061. Acesso em: 22 abr. 2025.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.