UTILIZAÇÃO DE ABORDAGEM FÔNICA PARA SANAR DIFICULDADES DE ALFABETIZAÇÃO NO CICLO II DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v8i2.14061Palavras-chave:
alfabetização, fracasso escolar, consciência fonológicaResumo
O presente estudo investigou o efeito de reforço escolar, baseado em metodologia fônica, direcionado a alunos do Ensino Fundamental – ciclo II, com graves dificuldades na alfabetização. Participaram do estudo cinco alunos da 5ª e 6ª séries do Ensino Fundamental, de uma escola pública. Inicialmente foi realizada uma avaliação diagnóstica coletiva das habilidades de leitura e escrita, com todos os alunos do Ciclo II da escola. Os que apresentaram dificuldades na alfabetização foram avaliados individualmente em provas de conhecimento de letras, consciência fonológica, leitura e escrita. Atividades de reforço escolar foram desenvolvidas em duas aulas semanais, de uma hora cada, durante todo o ano letivo. No final do ano, foi realizada nova avaliação, sendo que todos os participantes haviam aprendido a ler e escrever, concluindo-se que a abordagem fônica mostrou-se eficaz para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita de alunos vítimas de fracasso escolar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Maria Inês de Souza Vitorino Justino

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre aqui: http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html)