A Lei 10.639 e as licenciaturas da UFG/RC: uma análise a partir dos Projetos Pedagógicos de Curso
DOI:
https://doi.org/10.5216/rppoi.v17i1.58542Palavras-chave:
Lei 10.639, Formação de professores, Relações raciaisResumo
A Lei 10.639, aprovada em 2003, tornou obrigatório o ensino da história e da cultura da população
afro-brasileira nas escolares brasileiras de educação básica. No entanto, a Lei não previu como seria a
formação, nas licenciaturas, de modo que os professores sejam formados nessa perspectiva. Pensando
nisso este artigo tem o objetivo de analisar como as licenciaturas da UFG/Regional Catalão estão
contemplando em seus Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) as questões raciais. O trabalho teve
como ponto de partida uma oficina com a temática “A educação para as relações étnico raciais: 15
anos da Lei 10.639/03”, realizada durante o IV Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão
(CONPEEX/UFG/RC) ocorrido no ano de 2018. Para preparar a oficina e posteriormente as
discussões deste artigo, foi feito um breve levantamento nos PPCs das licenciaturas ofertadas na
Regional e que estavam disponíveis no site institucional, buscando identificar como esses documentos
estão abordando na formação inicial de professores as questões das quais tratam a Lei 10.639/03. Os
resultados foram discutidos na oficina e, posteriormente, sistematizados de modo mais reflexivos neste
artigo.
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