A Lei 10.639 e as licenciaturas da UFG/RC: uma análise a partir dos Projetos Pedagógicos de Curso

Autores

  • Scarlet Dandara Borges Alves Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão (UFG/RC)
  • Maria Zenaide Alves, Dra. Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão (UFG/RC), Catalão, Goiás, Brasil, zenpiaui@yahoo.com.br
  • Michela Augusta de Moraes e Sousa Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão (UFG/RC), Catalão, Goiás, Brasil, migu_moraes@hotmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/rppoi.v17i1.58542

Palavras-chave:

Lei 10.639, Formação de professores, Relações raciais

Resumo

A Lei 10.639, aprovada em 2003, tornou obrigatório o ensino da história e da cultura da população
afro-brasileira nas escolares brasileiras de educação básica. No entanto, a Lei não previu como seria a
formação, nas licenciaturas, de modo que os professores sejam formados nessa perspectiva. Pensando
nisso este artigo tem o objetivo de analisar como as licenciaturas da UFG/Regional Catalão estão
contemplando em seus Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) as questões raciais. O trabalho teve
como ponto de partida uma oficina com a temática “A educação para as relações étnico raciais: 15
anos da Lei 10.639/03”, realizada durante o IV Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão
(CONPEEX/UFG/RC) ocorrido no ano de 2018. Para preparar a oficina e posteriormente as
discussões deste artigo, foi feito um breve levantamento nos PPCs das licenciaturas ofertadas na
Regional e que estavam disponíveis no site institucional, buscando identificar como esses documentos
estão abordando na formação inicial de professores as questões das quais tratam a Lei 10.639/03. Os
resultados foram discutidos na oficina e, posteriormente, sistematizados de modo mais reflexivos neste
artigo.

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Publicado

08-01-2020

Como Citar

ALVES, Scarlet Dandara Borges; ALVES, Maria Zenaide; SOUSA, Michela Augusta de Moraes e. A Lei 10.639 e as licenciaturas da UFG/RC: uma análise a partir dos Projetos Pedagógicos de Curso. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 17, n. 1, p. 16–26, 2020. DOI: 10.5216/rppoi.v17i1.58542. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/58542. Acesso em: 2 out. 2025.

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