Lei n.º 10.639/03 como objeto de estudo: a produção do conhecimento a partir dos programas de pós-graduação brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.69532/2178-4442.v22.74826Palavras-chave:
Lei n. 10.639/03, Relações étnico-raciais, Educação básica, Estado do conhecimentoResumo
Este escrito objetiva compreender a produção de conhecimento sobre a implementação da lei n.º 10.639/03 na educação básica brasileira, nas produções de dissertações stricto sensu, por meio da análise de dissertações de mestrado no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. A metodologia aplicada para este estudo foi o estado do conhecimento (Morosini; Fernandes, 2014). A pesquisa apresenta uma relevância sobre as relações étnico-raciais, o percurso a ser trilhado, garantindo reparação histórica de direitos, de igualdade, de equidade, de políticas de Estado e de oportunidades para acesso e permanência nos espaços sociais. A análise dos autores aponta para uma carência na formação inicial e continuada dos professores e uma resistência das gestões escolares e das secretarias municipais em mudarem seus currículos e PPPs para a abordagem da temática.
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