Lei n.º 10.639/03 como objeto de estudo: a produção do conhecimento a partir dos programas de pós-graduação brasileiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69532/2178-4442.v22.74826

Palavras-chave:

Lei n. 10.639/03, Relações étnico-raciais, Educação básica, Estado do conhecimento

Resumo

Este escrito objetiva compreender a produção de conhecimento sobre a implementação da lei n.º 10.639/03 na educação básica brasileira, nas produções de dissertações stricto sensu, por meio da análise de dissertações de mestrado no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. A metodologia aplicada para este estudo foi o estado do conhecimento (Morosini; Fernandes, 2014). A pesquisa apresenta uma relevância sobre as relações étnico-raciais, o percurso a ser trilhado, garantindo reparação histórica de direitos, de igualdade, de equidade, de políticas de Estado e de oportunidades para acesso e permanência nos espaços sociais. A análise dos autores aponta para uma carência na formação inicial e continuada dos professores e uma resistência das gestões escolares e das secretarias municipais em mudarem seus currículos e PPPs para a abordagem da temática.

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Biografia do Autor

Antonio Roniskel de Oliveira, Universidade Estadual do Ceará

Graduando em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) na Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI). Foi bolsista de extensão no projeto de formação de professores para a inclusão. Área de pesquisa com ênfase em educação inclusiva e relações étnico-raciais.

Karen Virginia da Silva Guedes, Universidade Estadual do Ceará

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) na Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI). Foi bolsista remunerada pelo Programa de Residência Pedagógica e bolsista do Programa institucional de bolsas de Iniciação à Docência PIBID. Pesquisas com ênfase em relações étnico-raciais.

Joice Mara Cesar Bizerro, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Doutoranda em Educação Profissional no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).

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Publicado

27-12-2024

Como Citar

OLIVEIRA, Antonio Roniskel de; GUEDES, Karen Virginia da Silva; BIZERRO, Joice Mara Cesar. Lei n.º 10.639/03 como objeto de estudo: a produção do conhecimento a partir dos programas de pós-graduação brasileiros. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 22, p. e2024027, 2024. DOI: 10.69532/2178-4442.v22.74826. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/74826. Acesso em: 22 abr. 2025.

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