Construção, defesa e transmissão de saberes: Capoeira Angola e sua pedagogia
DOI:
https://doi.org/10.69532/2178-4442.v22.74815Palavras-chave:
Capoeira Angola, Educação, Transmissão de saberes, Sistema Artístico-marcialResumo
Este artigo analisa a Capoeira Angola como prática de construção, defesa e transmissão de saberes em comunidades brasileiras, em suas raízes africanas O primeiro pressuposto é que, no cenário capitalista atual, a escola não visa garantir o acesso igual ao conhecimento para toda a população, de modo que a educação está intimamente ligada à política. Esta pesquisa, baseada em fontes secundárias sobre a prática da capoeira e em fontes sobre o papel da educação e da filosofia no mundo atual, justifica-se pela necessidade de entender como a Capoeira Angola resiste à opressão e perpetua saberes ancestrais, podendo oferecer rastros de como haver uma prática educativa de resistência e de luta, contribuindo para concretizar uma educação universal e a aplicação de elementos dessa prática em contextos educacionais formais e informais no Brasil, enquanto um Sistema artístico-marcial dinâmico, como uma base pedagógica e de autodefesa de si e de seus praticantes.
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