Construção, defesa e transmissão de saberes: Capoeira Angola e sua pedagogia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69532/2178-4442.v22.74815

Palavras-chave:

Capoeira Angola, Educação, Transmissão de saberes, Sistema Artístico-marcial

Resumo

Este artigo analisa a Capoeira Angola como prática de construção, defesa e transmissão de saberes em comunidades brasileiras, em suas raízes africanas O primeiro pressuposto é que, no cenário capitalista atual, a escola não visa garantir o acesso igual ao conhecimento para toda a população, de modo que a educação está intimamente ligada à política. Esta pesquisa, baseada em fontes secundárias sobre a prática da capoeira e em fontes sobre o papel da educação e da filosofia no mundo atual, justifica-se pela necessidade de entender como a Capoeira Angola resiste à opressão e perpetua saberes ancestrais, podendo oferecer rastros de como haver uma prática educativa de resistência e de luta, contribuindo para concretizar uma educação universal e a aplicação de elementos dessa prática em contextos educacionais formais e informais no Brasil, enquanto um Sistema artístico-marcial dinâmico, como uma base pedagógica e de autodefesa de si e de seus praticantes.

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Biografia do Autor

Felipe Araujo Fernandes , Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorando em Filosofia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UFRJ), tendo como temas de pesquisa as Artes Marciais e Ciências da Guerra. Praticante de Capoeira Angola (Grupo Angola Comunidade -RJ - Mestre Eudes) e praticante de Ving Tsun Kung Fu. Professor de Filosofia da Rede Estadual no Rio de Janeiro.

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Publicado

08-12-2024

Como Citar

FERNANDES , Felipe Araujo. Construção, defesa e transmissão de saberes: Capoeira Angola e sua pedagogia. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 22, p. e2024010, 2024. DOI: 10.69532/2178-4442.v22.74815. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/74815. Acesso em: 22 abr. 2025.

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