Influência da Psicomotricidade no Desenvolvimento e Aprendizagem Infantil na Pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69532/2178-4442.v22.74821

Palavras-chave:

Psicomotricidade, Educação Infantil, Pandemia, Aulas Remotas, Covid-19

Resumo

Após a declaração da pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2020, devido à dispersão da Covid-19, o governo brasileiro suspendeu as aulas em todas as instituições de ensino. Este trabalho mostra abordagens e práticas utilizadas pelos professores para fomentar o desenvolvimento socioeducacional de alunos da Educação Infantil por meio de atividades psicomotoras durante as aulas remotas. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa e é do tipo estudo de caso. O objetivo foi examinar como os professores enfrentaram os desafios durante o período mais crítico da pandemia e adaptaram suas práticas para cumprir seu papel social. Quando situações inesperadas alteram a vida das pessoas e setores específicos da sociedade, torna-se fundamental compreender todos os aspectos, positivos ou negativos, que possam impactar a sociedade.

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Biografia do Autor

Agenor Sousa Silva Junior , Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Pós-graduando em Atendimento Educacional Especializado – AEE Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional (FACET). Graduado em Licenciatura Plena em Pedagogia Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Membro ativo do Grupo de Estudos em Educação Inclusiva (GEEI).

Fabrícia Gomes da Silva , Universidade Estadual do Piau

Mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Especialista em Neurociência e Educação. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Professora da Universidade Estadual do Piauí. Líder do Grupo de Estudos em Educação Inclusiva (GEEI/UESPI) CNPq.

Ianka da Silva Dantas , Universidade Estadual do Piau

Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional (FACET). Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Membro ativo do Grupo de Estudos em Educação Inclusiva (GEEI). Coordenadora pedagógica e professora da rede pública do município de Ipiranga – PI.

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Publicado

27-12-2024

Como Citar

SILVA JUNIOR , Agenor Sousa; SILVA , Fabrícia Gomes da; DANTAS , Ianka da Silva. Influência da Psicomotricidade no Desenvolvimento e Aprendizagem Infantil na Pandemia. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 22, p. e2024020, 2024. DOI: 10.69532/2178-4442.v22.74821. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/74821. Acesso em: 23 jan. 2025.

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