A INSERÇÃO DA TECNOLOGIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES A PARTIR DA PRÁXIS PEDAGÓGICA

Autores

  • Kátia Martins Soares Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil, prof.katiasoares@gmail.com
  • Josiane Carolina Soares Ramos Procasko Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, josiane.ramos@poa.ifrs.edu.br

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v16i2.55655

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar alguns resultados obtidos com a pesquisa de mestrado, que investigou a inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nos anos finais do Ensino Fundamental na Rede Municipal de Educação de Canoas-RS (RMEC). Os objetivos foram: identificar e analisar os limites e possibilidades da inserção da tecnologia nos anos finais do ensino fundamental nas escolas da rede municipal de Canoas; propor um protocolo didático de formação em TIC. A pesquisa é qualitativa e envolveu 25 escolas, 16 componentes da equipe diretiva, 43 docentes; nos anos 2017 e 2018. Os resultados apontam para um processo de exclusão digital nos anos finais devido às necessidades estruturais (computador e internet). Ainda a subutilização dos laboratórios de informática, atualmente destinados aos anos iniciais. Consideram-se as possibilidades com formações que incluam as tecnologias digitais como elementos mediadores no processo de ensino e aprendizagem, desta forma também contribuam para a inserção social.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kátia Martins Soares, Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil, prof.katiasoares@gmail.com

Professora de Educação Física pela UFRGS no município de Canoas, especialista em Saúde Mental Coletiva pela ESP-RS, Mestrado Profissional em Informática na Educação pelo IFRS- Campus Porto Alegre

Josiane Carolina Soares Ramos Procasko, Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, josiane.ramos@poa.ifrs.edu.br

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil(2010)
Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul , Brasil

Downloads

Publicado

21-01-2019

Como Citar

SOARES, Kátia Martins; PROCASKO, Josiane Carolina Soares Ramos. A INSERÇÃO DA TECNOLOGIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES A PARTIR DA PRÁXIS PEDAGÓGICA. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 16, n. 2, p. 15–28, 2019. DOI: 10.5216/rpp.v16i2.55655. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/55655. Acesso em: 20 mar. 2025.