A INSERÇÃO DA TECNOLOGIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES A PARTIR DA PRÁXIS PEDAGÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v16i2.55655Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar alguns resultados obtidos com a pesquisa de mestrado, que investigou a inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nos anos finais do Ensino Fundamental na Rede Municipal de Educação de Canoas-RS (RMEC). Os objetivos foram: identificar e analisar os limites e possibilidades da inserção da tecnologia nos anos finais do ensino fundamental nas escolas da rede municipal de Canoas; propor um protocolo didático de formação em TIC. A pesquisa é qualitativa e envolveu 25 escolas, 16 componentes da equipe diretiva, 43 docentes; nos anos 2017 e 2018. Os resultados apontam para um processo de exclusão digital nos anos finais devido às necessidades estruturais (computador e internet). Ainda a subutilização dos laboratórios de informática, atualmente destinados aos anos iniciais. Consideram-se as possibilidades com formações que incluam as tecnologias digitais como elementos mediadores no processo de ensino e aprendizagem, desta forma também contribuam para a inserção social.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Poíesis Pedagógica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre aqui: http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html)