FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA

Autores

  • Maria Luiza Salzano Fiorini Universidade Estadual Paulista
  • Eduardo José Manzini Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v12i1.31209

Palavras-chave:

Educação Especial, Formação de professores, Educação Física

Resumo

O texto objetiva descrever as etapas desenvolvidas na elaboração de um
programa de formação para prover o professor de Educação Física para atender a demanda da
inclusão de alunos com deficiência. Dezessete professores de Educação Física que atuavam
em escolas municipais, do 1° ao 5° ano, participaram da primeira etapa. As informações
foram coletadas por meio de Grupo Focal. A análise foi realizada em forma de categorias.
Dois professores participaram da etapa 2, que consistiu na filmagem de 28 aulas em que havia
um aluno com deficiência matriculado. Os relatos do grupo focal identificaram oito diferentes
subcategorias de dificuldades: 1) Formação; 2) Questão Administrativo-escolar; 3) Aluno; 4)
Diagnóstico; 5) Família; 6) Recurso pedagógico; 7) Estratégia; 8) Educação Física. A análise
das filmagens possibilitou identificar dificuldades e situações de sucesso para cada um dos
professores. A identificação das dificuldades indicou caminhos para prover os professores de
Educação Física, na medida em que, a partir delas, poderão ser estipuladas ações e conteúdos
que contemplem um programa de formação.

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Publicado

22-07-2014

Como Citar

FIORINI, Maria Luiza Salzano; MANZINI, Eduardo José. FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 12, n. 1, p. 94–109, 2014. DOI: 10.5216/rpp.v12i1.31209. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/31209. Acesso em: 28 abr. 2025.

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