EDUCAÇÃO INCLUSIVA: FUNDAMENTOS E POSSIBILIDADES PARA O TRABALHO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v12i1.31216Palavras-chave:
Educação inclusiva, Alunas/os com deficiência, Trabalho DocenteResumo
Os debates sobre a escolarização de pessoas com deficiência nas escolas regulares,desde os anos de 1990, se intensificaram significativamente, sobretudo, pela participação do
Brasil em acordos internacionais sobre a temática e a consequente materialização de tais
acordos nas políticas públicas educacionais brasileiras. Este artigo apresenta o contexto
histórico, político e social de construção desse “novo” paradigma educacional, o inclusivo,
objetivando responder a questionamentos frequentes de docentes da educação básica, em
cursos de formação continuada que ministro em Goiânia e Aparecida de Goiânia, sobre como
trabalhar com qualidade com turmas tão heterogêneas. A origem dos movimentos
reivindicatórios de escolarização de pessoas com deficiência ocorreu na Europa, liderado por
mães e pais de pessoas com deficiência que clamavam por educação, pesquisas e cuidados
especiais para suas/seus filhas/os tendo alcançado repercussão mundial. Trata-se de pesquisa
bibliográfica cujo aporte teórico principal, dentre outros, é Alonso (2009), Goffman (1975),
Mantoan (2003, 2006 e 2009), Mazzotta (2005), Rego (2010) e Silva (2007). A educação
inclusiva provoca o repensar da educação, da estrutura pedagógica, da capacidade de todas/os
aprenderem, do trabalho pedagógico docente e das responsabilidades de cada parte
educadoras/es, gestoras/es, governo, família e sociedade. É um paradigma educacional para a
edificação de novas relações sociais mais justas, democráticas e acolhedoras.
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Publicado
22-07-2014
Como Citar
FARIA, Raclene Ataide de. EDUCAÇÃO INCLUSIVA: FUNDAMENTOS E POSSIBILIDADES PARA O TRABALHO DOCENTE. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 12, n. 1, p. 173–196, 2014. DOI: 10.5216/rpp.v12i1.31216. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/31216. Acesso em: 2 out. 2025.
Edição
Seção
DOSSIÊ
Licença
Copyright (c) 2014 Raclene Ataide de Faria

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