Homens pedagogos: o trabalho docente na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.69532/2178-4442.v20.74468Palavras-chave:
Trabalho docente, Homem pedagogoResumo
O presente texto trata do trabalho desenvolvido ao longo do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Goiás na disciplina TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) durante o ano de 2019, acrescida de observações após a aprovação do projeto de mestrado. A partir da vivência escolar, da experiência de trabalho na Educação Infantil, das observações e leituras de textos acadêmicos que discute a temática sobre a questão do gênero na Educação Infantil e Ensino Fundamental I, parte-se do pressuposto de analisar e refletir a prática docente do professor homem e de suas nuanças entendendo como esse profissional é percebido na comunidade escolar. A pesquisa orientou-se a partir da experiência própria, observando a pouca representatividade de homens na educação infantil, o qual suscitou algumas inquietações: Por que encontramos tão poucos pedagogos nas salas de aulas? O que está por trás dessa ausência, já que nas instituições formadoras há a presença de tantos estudantes homens? Então, em posse dessas questões, em busca de literatura especializada e pesquisa documental, fomos em busca de entender por que há a feminização da educação infantil e como isso reverbera no trabalho docente. Para tanto, utilizamos de autores como: Marx (1984), Hobsbawm (1991), Sayão (2005). Ariès (2014), Aranha (2006) e Cambi (1999). Dessa forma, entendemos que ainda há lacunas sobre a dimensão do homem pedagogo e de seu trabalho na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I. O nosso texto assoma-se a outros trabalhos que visam compreender as novas configurações de gênero do trabalho docente, bem como o preconceito envolvido nessa profissão.
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