Atuação e prática de professores de apoio e professores regentes
DOI:
https://doi.org/10.69532/2178-4442.v19.63715Resumo
As pesquisas no campo da Educação Especial e Inclusão podem ser norteadas por várias questões, nesse sentido, a pergunta que norteia esse trabalho é quais são os critérios utilizados por uma rede municipal de educação para selecionar os professores de apoio e professores regentes que atuam com o público-alvo da educação especial. Tem como objetivos analisar como tem acontecido a entrada de professores de apoio e professores regentes para trabalhar com alunos público-alvo da educação especial e as práticas de inclusão no espaço escolar. A metodologia definida foi a pesquisa colaborativa, que investiga não sobre o professor e sim com o professor, dessa maneira é desencadeada a partir de determinada prática social propensa a melhorias, assim, o objetivo primordial é melhorar ou modificar a compreensão de determinada realidade. A pesquisa evidenciou que a seleção para função de professor de apoio não segue os critérios postos pela legislação do Estado de Goiás. As práticas pedagógicas, por sua vez, ainda se caracterizam como segregadoras ao retirar o aluno da sala regular e o Atendimento Educacional Especializado têm se caracterizado como um reforço escolar.
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