‘CIVILIZAR A INFÂNCIA’: RELAÇÕES ENTRE ADULTOS E CRIANÇAS NO ESPAÇO PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Eliana Maria Ferreira
  • Magda Sarat

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v11i1.26999

Palavras-chave:

Crianças, Infâncias, Práticas educativas

Resumo

Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de mestrado concluída que buscou analisar e discutir as problemáticas das relações de poder geradas no interior de um centro de educação infantil no município de Dourados/MS, enfocando os espaços de participação de crianças e adultos nas práticas educativas. Para tanto, realizamos um estudo de caso com inspiração etnográfica durante o período de seis meses no interior de uma instituição em sala de crianças de 3 a 4 anos. Os dados foram obtidos a partir das filmagens, fotografias, registros de voz e diário de campo. Para a análise, elegemos colocar em evidência — a partir da perspectiva das crianças e dos adultos —, os aspectos mais recorrentes nas falas e interlocuções dos pequenos em relação às ações cotidianas. Consideramos que a criança e a infância devem ser tomadas como foco principal nas reflexões acerca da ação pedagógica cotidiana que a envolve. Tais aspectos precisam estar pautados em suas vozes e manifestações, respeitando suas especificidades, maneiras de ver, pensar e sentir o mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliana Maria Ferreira

Mestre em educação Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Coordenadora pedagógica da Rede Municipal de Educação Básica.

Magda Sarat

Professora, doutora, do PPGEdu/FAED/UFGD. Coordenadora de pesquisa da linha História da Educação, Memória e Sociedade e do grupo Educação e Processo Civilizador

Downloads

Publicado

23-10-2013

Como Citar

FERREIRA, Eliana Maria; SARAT, Magda. ‘CIVILIZAR A INFÂNCIA’: RELAÇÕES ENTRE ADULTOS E CRIANÇAS NO ESPAÇO PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 11, n. 1, p. 86–106, 2013. DOI: 10.5216/rpp.v11i1.26999. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/26999. Acesso em: 18 abr. 2025.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.