CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO

Autores

  • Eliza Maria Barbosa Professora Doutora do Departamento de Psicologia da Educação da Universidade Estadual Paulista (UNESP).
  • Sabrina Vieira da Cunha

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v9i2.17303

Palavras-chave:

Educação Infantil, práticas educativas, psicologia

Resumo

Estabelecemos como objetivo geral neste trabalho, analisar as concepções de ensino e aprendizagem que os professores da Educação Infantil utilizam em suas práticas pedagógicas e os recursos que estes adotam para trabalhar os conhecimentos com as crianças. Ao iniciarmos a pesquisa partimos da hipótese de que as atividades de ensino dos professores estavam apoiadas em alguns princípios do paradigma psicogenético, base teórica do movimento pedagógico construtivista. Entretanto, através das observações e análises realizadas, nossa hipótese não se consolidou, pois as práticas das professoras bem como suas concepções de aprendizagem diferenciam-se da perspectiva construtivista anunciada. O que se pode concluir é que essas professoras entendem o seu papel e o papel da escola, mais especificamente os processos de ensino, como aquilo que promove de fato o desenvolvimento intelectual das crianças de modo efetivo.

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Publicado

25-02-2012

Como Citar

BARBOSA, Eliza Maria; CUNHA, Sabrina Vieira da. CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 9, n. 2, p. 78–101, 2012. DOI: 10.5216/rpp.v9i2.17303. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/17303. Acesso em: 18 fev. 2025.

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