A EDUCAÇÃO FRANCISCANA E A FORMAÇÃO DE EDUCADORAS PARA AS ESCOLAS PAROQUIAIS EM GOIÁS

Autores

  • Aparecida Maria Almeida Barros Universidade Federal de Goias - Campus Catalão, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v9i1.15672

Palavras-chave:

Educação Católica, Cultura Pedagógica, Instituições Escolares

Resumo

Neste estudo evidenciamos os vestígios da ação educativa das Escolas Paroquiais Franciscanas no Sudeste Goiano no que diz respeito à formação das educadoras nos primeiros anos de criação e funcionamento destas instituições (1944-1963). A orientação didático-pedagógica, bem como a superação das dificuldades, estruturava-se por meio da constituição de uma metodologia própria, adaptada às circunstâncias e ao meio onde as ações educativas se realizavam. Dentre as iniciativas de formação empreendidas pelas Irmãs Franciscanas de Allegany está a criação do Instituto Franciscano de Professoras, que resultou na composição de um acervo de obras, fontes e instruções destinadas à preparação do quadro interno de educadoras e evangelizadoras em Goiás.

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Publicado

17-09-2011

Como Citar

BARROS, Aparecida Maria Almeida. A EDUCAÇÃO FRANCISCANA E A FORMAÇÃO DE EDUCADORAS PARA AS ESCOLAS PAROQUIAIS EM GOIÁS. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 9, n. 1, p. 86–108, 2011. DOI: 10.5216/rpp.v9i1.15672. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/15672. Acesso em: 2 out. 2025.

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