A EDUCAÇÃO FRANCISCANA E A FORMAÇÃO DE EDUCADORAS PARA AS ESCOLAS PAROQUIAIS EM GOIÁS
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v9i1.15672Palavras-chave:
Educação Católica, Cultura Pedagógica, Instituições EscolaresResumo
Neste estudo evidenciamos os vestígios da ação educativa das Escolas Paroquiais Franciscanas no Sudeste Goiano no que diz respeito à formação das educadoras nos primeiros anos de criação e funcionamento destas instituições (1944-1963). A orientação didático-pedagógica, bem como a superação das dificuldades, estruturava-se por meio da constituição de uma metodologia própria, adaptada às circunstâncias e ao meio onde as ações educativas se realizavam. Dentre as iniciativas de formação empreendidas pelas Irmãs Franciscanas de Allegany está a criação do Instituto Franciscano de Professoras, que resultou na composição de um acervo de obras, fontes e instruções destinadas à preparação do quadro interno de educadoras e evangelizadoras em Goiás.
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Copyright (c) 2011 Aparecida Maria Almeida Barros

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