RELATO DE EXPERIÊNCIA: A RODA DE CONVERSA “TECENDO MEMÓRIAS DA EDUCAÇÃO” NO III EHECO
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v14i1.45054Resumo
A Roda de Conversa Memória e Educação integrou o III EHECO realizado em Catalão-GO, entre 19 e 21 de agosto de 2015. Pretende-se nesse Relato de Experiência compartilhar as atividades da mesa organizada em dois blocos: na abertura, o primeiro momento teve a exposição, pela professora Beth Madureira, sobre pesquisas e acervos de memórias produzidos no espaço do GEM (Grupo Educação e Memória) em Mato Grosso. Em seguida, o segundo momento contemplou as falas alternadas de duas professoras – Edma Pires dos Santos e Suleima André
Nicoletti, que atuaram na docência a partir da década de 1970, em Catalão, Goiás. Foi um momento especialíssimo, onde o público pode se inteirar das alternativas de produção de fontes no âmbito da
pós-graduação e assistir aos depoimentos das professoras oriundas do Centro de Formação de Professores Primários de Catalão (CFPPC), onde se formaram e atuaram na docência e na formação de novos professores. A Roda de Conversa oportunizou aos participantes capturar diversas experiências no âmbito do cotidiano escolar, tanto no que concerne ao conteúdo quanto às diversas maneiras de ensinar. De modo especial essa experiência no espaço do EHECO foi elogiada por todos e revelou a pertinência de dar voz aos profissionais com larga trajetória na pesquisa, na docência e na educação escolar. Pela riqueza e originalidade das narrativas, indica as possibilidades
de produção de novas fontes para a pesquisa em História da Educação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Poíesis Pedagógica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre aqui: http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html)