A Práxis sob Risco na Era Digital: uma Análise da Escrita Acadêmica Mediada por Inteligência Artificial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69532/2178-4442.v23.75096

Palavras-chave:

Práxis, Inteligência artificial, Escrita acadêmica

Resumo

Este artigo analisa a relação entre atividade teleológica, atividade cognoscitiva e práxis para refletir sobre os limites da produção de textos acadêmicos por meio da inteligência artificial (IA). Sustenta-se que a práxis não se reduz ao plano teleológico e do conhecimento, exigindo a ação concreta do indivíduo sobre a matéria para que ocorra a objetivação da subjetividade e a formação humana. Argumenta-se que, ao delegar à IA a realização da escrita do texto acadêmico, o sujeito rompe com a unidade entre pensamento e ação, caracterizando uma forma de práxis utilitária imediata. Defende-se, contudo, que a IA pode constituir uma mediação válida desde que subordinada à atividade consciente do indivíduo. O texto propõe, assim, uma reflexão crítica sobre os usos pedagógicos e éticos da IA na graduação e na pós-graduação, reafirmando a centralidade da práxis na formação acadêmica e na constituição do ser social.

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Biografia do Autor

Ricardo Eleutério dos Anjos, Universidade Federal de Catalão

 

Psicólogo, mestre e doutor em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Araraquara (financiamento da CAPES). Atuou como Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista (PPGE/UNOESTE) - cursos de Mestrado e Doutorado (Linha de Pesquisa 1: Políticas Públicas em Educação, processos formativos e diversidade); ocupou cargo de Editor Chefe do Periódico Colloquium Humanarum e de Líder do Grupo de Pesquisa: Estado, Políticas Educacionais e Democracia (EPED), vinculados ao referido PPGE; atuou como professor e supervisor de estágios em psicologia escolar e psicologia do esporte na Faculdade de Psicologia da UNOESTE, campus de Presidente Prudente (2014-2022). Atualmente é Professor Adjunto, DE, na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Catalão (UFCAT); pesquisador no Grupo de Pesquisa Estudos Marxistas em Educação, ligado ao Departamento de Psicologia da Educação da UNESP, Campus de Araraquara e no Grupo de Pesquisa Estado, Políticas Educacionais e Formação de Professores/as (EPEFOP), da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Com base nos referenciais teóricos da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica, desenvolve ações de ensino, pesquisa e extensão nos seguintes temas: psicologia da educação; psicologia do desenvolvimento; políticas educacionais e formação de professores.

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Publicado

07-10-2025

Como Citar

ANJOS, Ricardo Eleutério dos. A Práxis sob Risco na Era Digital: uma Análise da Escrita Acadêmica Mediada por Inteligência Artificial. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 23, p. e2025012, 2025. DOI: 10.69532/2178-4442.v23.75096. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/75096. Acesso em: 25 out. 2025.

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