ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DE FUTURAS PROFESSORAS

Autores

  • Ana Paula Bolsan Sagrilo Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil, anapaulabsagrilo@hotmail.com https://orcid.org/0000-0002-8053-7611
  • Edvonete Souza de Alencar Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil, edvonete.s.alencar@hotmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/rppoi.v17i1.55111

Palavras-chave:

Formação de professores, Projeto de Ação Pedagógica, Estágio

Resumo

O estágio Supervisionado na Gestão e na Docência é um momento ímpar, em que se pode vivenciar e conhecer a realidade escolar, bem como praticar e refletir todas as teorias estudadas durante a trajetória da graduação. Assim, este trabalho tem como objetivo apresentar um Projeto de Ação Pedagógica (PAP), realizado para o Estágio Supervisionado na Gestão e na Docência dos anos iniciais do Ensino Fundamental II. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo descritiva. Ao finalizar as atividades desenvolvidas, foi possível compreender, que a ideia de formação cidadã, a qual aparece nos documentos oficiais é possível ser concretizada, mas para isso é essencial que ocorra um estudo e um planejamento que coloca a formação cidadã das crianças em primeiro lugar, pois somente assim será possível preparar os alunos para entenderem e participarem do seu contexto social, bem como ter o pleno domínio da leitura, escrita, cálculo e outros aspectos curriculares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Bolsan Sagrilo, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil, anapaulabsagrilo@hotmail.com

Pedagoga pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Edvonete Souza de Alencar, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil, edvonete.s.alencar@hotmail.com

Doutora em Educação Matemática pela PUCSP

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da UFGD

Líder de grupo de pesquisa TeiaMat

Downloads

Publicado

10-08-2019

Como Citar

SAGRILO, Ana Paula Bolsan; ALENCAR, Edvonete Souza de. ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DE FUTURAS PROFESSORAS. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 17, n. 1, p. 44–56, 2019. DOI: 10.5216/rppoi.v17i1.55111. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/55111. Acesso em: 5 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.