A Educação a distância (EAD) como oportunidade de inclusão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69532/2178-4442.v22.74808

Palavras-chave:

Acessibilidade, Inovação, Inclusão, Tecnologia

Resumo

A Educação a Distância (EaD) no Brasil percorreu um longo caminho desde o envio de cartas até o uso de plataformas online modernas, graças à tecnologia e à internet. Utilizando uma abordagem metodológica de revisão bibliográfica, este artigo objetiva apresentar os benefícios da EaD ao tornar o ensino mais democrático e inclusivo, garantindo que todos tenham a mesma chance de acesso à educação. Apesar dos obstáculos, tanto para docentes com para discentes a EaD incentiva a independência, acessibilidade e inovação, tornando a sociedade mais justa para todos. A pandemia da COVID-19 impulsionou mais o aprendizado remoto, enfatizando a importância de boas ferramentas digitais e treinamento adequado para professores e alunos. O futuro desse método de ensino depende de investimentos e programas governamentais que melhorem a qualidade e a disponibilidade da educação online, garantindo que todos possam aprender e crescer.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Stella Bezerra Saraiva Paschoal, Prefeitura municipal de Caucaia

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Gestão Educacional Integradora pela Universidade Atenas Maranhense. Professora Efetiva da Educação Infantil da Rede Municipal de Caucaia. 

Cintia da Silva Soares, Prefeitura municipal de Caucaia

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação. Graduada em Pedagogia e Geografia Licenciatura Plena. Especialista em Arte-Educação e cultura popular, Educação Infantil. Especializanda em Neuropsicopedagogia Clinica e Institucional. Professora Efetiva da Educação Infantil da Rede Municipal de Caucaia.

Tatiânia Lima da Costa, Prefeitura municipal de Caucaia

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação. Especialista em Arte-Educação e Cultura popular. Pedagoga. Professora Efetiva da Educação Infantil da Rede Municipal de Caucaia, participante do grupo de estudo Crisálida: Arte e Educação em (trans) formação, vinculado a FACED/UFC.

Referências

BARRETO, Maria Angela de Oliveira Champion; BARRETO, Flávia de Oliveira Champion. Educação Inclusiva: contexto social e histórico, análise das deficiências e uso das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem. 1.ed. São Paulo: Érica 2014.

BORBA, Marcelo de C.; MALHEIROS, Ana Paula dos S.; ZULATTO, Rúbia Barcelos A. Educação a Distância online. São Paulo: Grupo Autêntica, 2020. E-book. ISBN 9786586040760. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786586040760/. Acesso em: 24 ago. 2024.

BRASILEIRO, Ada Magaly Matias. Como produzir textos acadêmicos e científicos. 1. Ed., 1ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2022.

CERIGATTO, Mariana Pícaro.; MACHADO, Viviane Guidotti.; OLIVEIRA, Édison Trombeta de. Introdução à educação a distância. Porto Alegre: Grupo A, 2018. E-book. ISBN 9788595026209. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788595026209/ Acesso em: 21 jun. 2024.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa (67. ed.). Editora Paz e Terra. 2021.

GUAREZI, Rita de Cassia Menegaz; MATOS, Marcia Maria. Educação a distância sem segredos. Curitiba. Intersaberes. 2012. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br Acesso em 27 jun. 2024.

HACK, Josias Ricardo. Introdução à educação a distância / Josias Ricardo Hack. – Florianópolis : LLV/CCE/UFSC, 2011. 126 p. : il. ISBN 978-85-61482-36-7. Disponível em https://antigo.uab.ufsc.br/portugues/files/2012/04/livro-introdu%C3%A7%C3%A3o-a-EAD.pdf. Acesso em: 21 ago. 2024.

LOPES, Maura Corcini; FABRIS, Eli Terezinha Henn. Inclusão & Educação. São Paulo: Grupo Autêntica, 2013. E-book. ISBN 9788582171189. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788582171172/. Acesso em: 21 ago. 2024.

PARO, Vitor Henrique. Educação como exercício do poder: Crítica ao senso comum em educação (3. ed.). Editora Cortez

SANCHO, Juana M.; HERNÁNDEZ, Fernando. Tecnologias para transformar a educação. Porto Alegre: Grupo A, 2014. E-book. ISBN 9788536308791. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536308791/. Acesso em: 23 ago. 2024.

Downloads

Publicado

19-11-2024

Como Citar

BEZERRA SARAIVA PASCHOAL, Ana Stella; DA SILVA SOARES, Cintia; LIMA DA COSTA, Tatiânia. A Educação a distância (EAD) como oportunidade de inclusão. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 22, p. e2024003, 2024. DOI: 10.69532/2178-4442.v22.74808. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/74808. Acesso em: 16 fev. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.