ACESSIBILIDADE URBANA COMO FATOR DE INCLUSÃO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA OU MOBILIDADE REDUZIDA
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v12i1.31211Palavras-chave:
Acessibilidade, Mobilidade urbana, TransporteResumo
Os direitos dos excluídos do sistema educacional fazem parte do debate dainclusão escolar. Temas como inclusão social e acessibilidade têm sido debatidos em diversos
veículos e espaços de comunicação e citados como um direito de todos. De acordo com
Guerreiro (2011), no caso da pessoa com deficiência, não há inclusão social sem a
acessibilidade para garantir a segurança e a autonomia a esses indivíduos. O Instituto Federal
de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM, conta com um Núcleo de
Tecnologia Assistiva – Apoema 6 , que trabalha com quatro vertentes de acessibilidade:
pedagógica, arquitetônica, virtual e comunicacional. O grupo de Acessibilidade Arquitetônica
realiza pesquisas com o objetivo de promover a melhoria de mobilidade e acessibilidade nos
espaços institucionais a fim de promover o sucesso acadêmico dos alunos com necessidades
educativas especiais. Nesse contexto, realizou pesquisa quantitativa, de caráter exploratório,
com o objetivo de traçar o perfil dos alunos do IFAM/Campus Manaus-Centro, usando como
variáveis de pesquisa a modalidade de transporte, o bairro/localidade de residência, e a
existência de alunos com deficiência ou mobilidade reduzida. Participaram da pesquisa 531
alunos matriculados no ensino médio (secundário), técnico, superior e outras modalidades.
Foram identificados 12 alunos com deficiência ou mobilidade reduzida, a maioria deles com
deficiência visual. De forma geral, o principal meio de transporte utilizado pelos alunos foi o
ônibus. Esses resultados preliminares auxiliarão no alcance das metas institucionais para o
acesso e permanência desse alunado na instituição.
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Publicado
22-07-2014
Como Citar
GUERREIRO, Elaine Maria Bessa Rebello; PAULA, Ana Kalina Moura de; LIMA, Inalda Tereza Sales de; CARDOSO, José Ribamar de Abreu; MELO, Liliane Brito de. ACESSIBILIDADE URBANA COMO FATOR DE INCLUSÃO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA OU MOBILIDADE REDUZIDA. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 12, n. 1, p. 110–126, 2014. DOI: 10.5216/rpp.v12i1.31211. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/31211. Acesso em: 23 abr. 2025.
Edição
Seção
DOSSIÊ
Licença
Copyright (c) 2014 Elaine Maria Bessa Rebello Guerreiro, Ana Kalina Moura de Paula, Inalda Tereza Sales de Lima, José Ribamar de Abreu Cardoso, Liliane Brito de Melo

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