As Mulheres nas Licenciaturas de Matemática do IFRN
DOI:
https://doi.org/10.69532/2178-4442.v22.74812Palavras-chave:
Gênero, Licenciatura, Mulheres na Matemática, Mulheres nas ciênciasResumo
O objetivo deste trabalho é discutir e refletir sobre a inserção e a permanência de mulheres nas licenciaturas em matemática, analisando dados de ingressantes e de egressos nos cursos de licenciatura do Instituto Federal de Ciências, Educação e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Para isso, utilizamos informações institucionais disponibilizadas pelos Campi do IFRN: Ceará-Mirim, Natal-Central, Mossoró, Santa Cruz e São Paulo do Potengi. O estudo é caracterizado como uma pesquisa quantitativa, bibliográfica e documental. Gillyane Santos (2022), Maria Fernandes (2006), Jane Almeida (1998) e Guacira Louro (1997) compõem o nosso referencial. A partir da análise de dados, evidencia-se que o gênero masculino ainda predomina nas licenciaturas de Matemática do IFRN, representando a maioria dos ingressantes e egressos. No entanto, observa-se um aumento significativo no número de mulheres ao longo dos anos. A crescente representatividade sugere uma mudança gradual na composição de gênero desses cursos. Destacamos a importância dessas discussões para alcançar a equidade de gênero e de oportunidades.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Jane. S. Mulher e educação: a paixão pelo possível. São Paulo: Editora UNESP, 1998.
BRASIL, Lei de 15 de Outubro de 1827. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei_sn/1824-1899/lei-38398-15-outubro-1827-566692-publicacaooriginal-90222-pl.html. Acesso em: 10 ago. 2024.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Professoras são 79% da docência de educação básica no Brasil. Brasília, DF: Inep, 2023. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/institucional/professoras-sao-79-da-docencia-de-educacao-basica-no-brasil#:~:text=O%20ensino%20b%C3%A1sico%20brasileiro%2C%20em,79%2C2%2. Acesso em: 15 mar. 2024.
CAMPOMAR, Glória del Carmen.; ZIMMERMAN, Mario Andrés.; FULUGONIO, Julia; AÑASCO, Alejandro. “Você não... nessa posição, sim ou sim, um homem”: representações em torno do gênero e intervenção docente na formação. Educ. Form., [S. l.], v. 5, n. 14, p. 17–35, 2020. DOI: 10.25053/redufor.v5i14mai/ago.2335. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2335. Acesso em: 10 ago. 2024. DOI: https://doi.org/10.25053/10.25053/redufor.v5i14mai/ago.2335pt
CARVALHO, Marta Maria Chagas de. Molde nacional e fôrma cívica: higiene, moral e trabalho no projeto da Associação Brasileira de Educação (1924-1931). Bragança Paulista: EDUSF, 1998.
DECIFRAR O CÓDIGO: educação de meninas e mulheres em ciências, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). – Brasília: UNESCO, 2018. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000264691. Acesso em: 14 de março, 2023.
FERNANDES, Maria da Conceição Vieira. A inserção e vivência da mulher na docência de matemática: uma questão de gênero. 2006. 107f. Dissertação de Mestrado - Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Paraíba, 2006.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008
IBGE. Estatísticas de gênero: indicadores sociais das mulheres no Brasil. Rio de Janeiro, 2021. Disponível em: Acesso em: 14 março. 2023.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: Uma perspectiva pós-estruturalista . Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1997.
MELO, Hildete Pereira de; CASEMIRO, Maria Carolina Pereira. A Ciência no Feminino: uma análise da Academia Nacional de Medicina e da Academia Brasileira de Ciência. Revista Rio de Janeiro, v. 11, 2003, p. 117-133.
SANTOS, Gillyane Dantas do. S. A secular feminização do magistério e a profissionalização certificada da mulher potiguar nos cursos normais regionais (1946-1971). 2022. 212f. Tese. Doutorado em Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
SILVA, Maria Letícia Cruz Oliveira; FRANÇA, Maria Fátima Moreira Oliveira; FARIAS, Jaciene Lima; NASCIMENTO, Jefferson Alexandre.; AZEVEDO, Laís Paula de Medeiros Campos. Mulheres na Matemática: uma reflexão acerca das desigualdades de gênero no processo de formação docente. Anais do IV Simpósio de Educação. 19, 20 e 25 de abril de 2023 [recurso eletrônico] Ipanguaçu, RN : IFRN, 2023, p. 620-631. Disponível em: https://simposioeducacao.ifrn.edu.br/wp-content/uploads/2023/11/ANAIS_IV_SIMPOSIO-1.pdf. Acesso em: 20 mar. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Maria Fátima Moreira Oliveira França, Maria Letícia Cruz de Oliveira Silva , Laís Paula de Medeiros Campos Azevedo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre aqui: http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html)