As Mulheres nas Licenciaturas de Matemática do IFRN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69532/2178-4442.v22.74812

Palavras-chave:

Gênero, Licenciatura, Mulheres na Matemática, Mulheres nas ciências

Resumo

O objetivo deste trabalho é discutir e refletir sobre a inserção e a permanência de mulheres nas licenciaturas em matemática, analisando dados de ingressantes e de egressos nos cursos de licenciatura do Instituto Federal de Ciências, Educação e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Para isso, utilizamos informações institucionais disponibilizadas pelos Campi do IFRN: Ceará-Mirim, Natal-Central, Mossoró, Santa Cruz e São Paulo do Potengi. O estudo é caracterizado como uma pesquisa quantitativa, bibliográfica e documental. Gillyane Santos (2022), Maria Fernandes (2006), Jane Almeida (1998) e Guacira Louro (1997) compõem o nosso referencial. A partir da análise de dados, evidencia-se que o gênero masculino ainda predomina nas licenciaturas de Matemática do IFRN, representando a maioria dos ingressantes e egressos. No entanto, observa-se um aumento significativo no número de mulheres ao longo dos anos. A crescente representatividade sugere uma mudança gradual na composição de gênero desses cursos. Destacamos a importância dessas discussões para alcançar a equidade de gênero e de oportunidades.

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Biografia do Autor

Maria Fátima Moreira Oliveira França, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Cursando licenciatura em matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Ceará-Mirim.

Maria Letícia Cruz de Oliveira Silva , Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Cursando licenciatura em matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Ceará-Mirim.

Laís Paula de Medeiros Campos Azevedo , Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Doutorado e Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Membro dos Grupos de Pesquisa História da Educação, Literatura e Gênero (UFRN). Grupo de Estudos em Trabalho, Educação e Sociedade (G-TRES). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

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Publicado

30-11-2024

Como Citar

FRANÇA, Maria Fátima Moreira Oliveira; SILVA , Maria Letícia Cruz de Oliveira; AZEVEDO , Laís Paula de Medeiros Campos. As Mulheres nas Licenciaturas de Matemática do IFRN. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 22, p. e2024005, 2024. DOI: 10.69532/2178-4442.v22.74812. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/index.php/poiesis/article/view/74812. Acesso em: 21 abr. 2025.

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ARTIGOS

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